10 dez 2010

Pick Ups, Diesel ou Gasolina?

Publicado às 18:41 | Postado por Folha Vitória

Os consumidores de certos nichos de nosso mercado não deixam de comprar sua boa e velha pickup diesel por nada neste mundo. Mesmo com as diferenças entre modelos gasolina e diesel muitas vezes passando dos 10.000, 20.000 reais. Sim, a pickup diesel consome menos, mas vale à pena comprar uma pick up diesel, com todas essas desvantagens?

Vamos analisar a Triton, a pick up da Mitsubishi.

Gasolina V6 com 205cv de potencia, preço de venda de R$104.690. Diesel 3.2 com 165 cv, vendida por R$122.990.

No preço inicial, a clara vantagem é da versão a gasolina. (Gasolina 1 x 0 Diesel)

No custo do quilometro rodado a vantagem é da versão à diesel, além do preço mais em conta do combustível, essa versão roda cerca de 40% a mais por litro. (Gasolina 1 x 1 Diesel)

Apesar do empate nos dois primeiros quesitos, eles têm que ser analisados juntos para uma decisão mais racional. A conta é simples, quantos quilômetros eu tenho que rodar para compensar a diferença de preço dos veículos. Independente do modelo eu te respondo: “Muitos”, quase igual um caminhoneiro ….”

Com relação aos ruídos provenientes do motor, mesmo com toda a tecnologia empregada atualmente nos motores diesel, não dá pra comparar. Se a pessoa se irrita facilmente com um motor barulhento, deve fugir do motor diesel. (Gasolina 2 x 1 Diesel)

Na hora de parar na oficina, para uma pequena manutenção, ou para uma revisão completa, o gasto com o motor a gasolina é sempre menor. Motores  diesel tem cuidados freqüentes que devem ser observados, como o dreno de água, que deve ser aberto regularmente. (Gasolina 3 x 1 Diesel)

Na durabilidade, ponto para o motor diesel. Se eles não fossem extremamente duráveis, talvez não fosse a escolha unânime de caminhões e ônibus. Ele dura mais pois gira menos, e acaba tendo desgastes menores. (Gasolina 3 x 2 Diesel)

Com relação a emissões de poluentes, quem se preocupa bastante com o meio ambiente e a vida das pessoas, deve ter um motor a gasolina. Isso porque o motor diesel libera substâncias diferentes, incluindo uma chamada acroleína, que pode causar câncer. (Gasolina 4 x 2 Diesel)

Valor do Seguro. Em uma cotação simples, a Hilux SW4, por exemplo,  diesel têm seguros variando na faixa de 7.000 a 9.000 reais. O modelo a gasolina ficou entre 5.000 e 6.000. (Gasolina 5 x 2 Diesel)

Valor de Revenda. Os carros à diesel têm alta liquidez (vendem rápido) e por isso perdem pouco valor. Os à Gasolina, embalados pela mística de que pick up só se for diesel, ainda tem um público restrito e por isso baixa liquidez. Em minha opinião, pela importância financeira do item, vale como uma cesta de 3 pontos (Gasolina 5 x 5 Diesel).

Empatou ! Como sempre, a decisão é sua!

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
  • 24/06/12 - 01:21, Luiz Claudio comentou:

    Tenho uma Triton Gasolina e não trocaria por uma a DIESEL NUNCA!

    Se quer economia compre um UNO MILLE!

  • 10/04/13 - 11:35, Bruno LN comentou:

    Já tive também uma Triton gasolina mas diferente do colega acima eu troquei pela Diesel e não me arrependo nem um pouco, economia de 1500/mes em média.

  • 22/01/14 - 11:11, Caio Leonardo Ferreira comentou:

    vc não fez nadinha. não deu sua opinião como especialista. esse seu tal empate me deixou mais confuso

  • 22/02/14 - 17:41, manoel comentou:

    Tenho uma ford ranger 2.5 flex nova, modelo 2013. To super contente, ja com 30 mil km, não me arrependo, o consumo é o mesmo de carros 2.0 automaticos, porem a ranger é cambio manual. Mas de qualquer forma o consumo é bom, o valor do seguro é otimo, e manutenção tranquila.

Faça seu comentário

*O e-mail não será divulgado no seu comentário

Alterando sua foto

Para a sua foto aparecer em seus comentários, é só seguir os passos abaixo:

- Faça um cadastro no site Gravatar (link: www.gravatar.com), com upload da foto.
- Ao comentar nas postagens, preencha o campo com o mesmo e-mail que você cadastrou no Gravatar.


4Ps Agência Digital agência digital 2007 - FOLHA VITÓRIA - Todos os direitos reservados - Anuncie - Expediente - Cadastro - Fale Conosco - Política de Privacidade - RSS