Comunidade em geral vai poder tirar dúvidas e fazer exames por meio do Programa  de Atendimento Dermatológico (PAD)

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 165,6 mil brasileiros devem ser acometidos pelo câncer de pele não-melanoma até o final de 2018. A prevenção desse tipo de tumor, que é o mais frequente no País, é o tema de uma série de palestras abertas ao público promovidas pelo Sicoob Norte (afiliado ao Sicoob ES) em Pancas, Vila Pavão e São Gabriel da Palha, no Noroeste do Espírito Santo.

No próximo sábado (4), a instituição financeira cooperativa vai apoiar uma palestra de conscientização sobre a doença e a realização de exames e cirurgias de baixa complexidade por meio do Programa  de Atendimento Dermatológico (PAD) na comunidade de Laginha de Pancas. A finalidade é esclarecer a população sobre as formas de prevenção e de tratamento da doença.

Prevenção

O projeto, que passou por Vila Valério no dia 16 de junho último, é realizado em parceria com a Ufes, Secretaria Estadual de Saúde do ES, Secretarias Municipais de Saúde de onze municípios, Paróquias da Igreja Luterana, Associação Albergue Martim Lutero (AAML) e com o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), para o qual o Sicoob fez a doação de um equipamento usado no tratamento desse tipo câncer.

Em São Gabriel da Palha, as ações serão feitas no dia 15 de setembro próximo. Já em Vila Pavão, os moradores podem participar da palestra e das atividades no dia 20 de outubro próximo, quando o projeto passa pelo município.

Bento Venturim, presidente do Sicoob Norte e do Sicoob ES, ressalta que a conscientização é a melhor forma de prevenir essa doença, principalmente na região que abrange o projeto. “Nos municípios onde vamos promover essas palestras, a atividade rural é intensa e pode propiciar maiores condições para o desenvolvimento da doença, por conta da exposição frequente ao sol”, ressalta.

As palestras são gratuitas e abertas para a comunidade.

Confira abaixo os locais, as datas e horários das palestras:

• Laginha de Pancas
Data: 04/08 – 7h30
Local: Escola Sebastiana Grilo
R. Amazonas – Laginha, Pancas – ES

• São Gabriel da Palha
Data: 15/09 – 07h30
Local: Igreja de Confissão Luterana
R. Manoel Inácio da Silva – Paraíso, São Gabriel da Palha – ES

• Vila Pavão
Data: 20/10 – 07h30
Local: Igreja de Confissão Luterana
Estr. Waldemar Zilker, 2-96, Vila Pavão – ES

Fonte: Vera Caser Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *