Após 47 anos de existência, no próximo mês de agosto, o Sistema OCB/ES terá novo endereço, com instalações maiores, mais modernas e confortáveis para receber Cooperativas, parceiros e visitantes. 

A sede que começou em uma sala dentro da Secretaria de Agricultura, em 1972, no Forte São João, em Vitória; logo foi transferida para a Av. Jerônimo Monteiro; em seguida, para o nono andar do Ed. Martinho de Freitas, em sala concedida pelo INCRA; e em 1982, conseguiu por financiamento junto ao BNCC, sua sede própria no Ed. Renata, em Vitoria. 

Mas o crescimento dos serviços prestados aumentava e junto crescia também o número de funcionários e consequentemente o de Cooperativas registradas. Foi preciso então sair daquele espaço e alçar novos voos, dessa vez na Casa do Cooperativismo, em Bento Ferreira, “casa” que abriga o Sistema desde 2006 e que agora também ficou pequena. 

A estrutura de 280m², cerca de 10 salas, um auditório para 50 pessoas e cinco vagas de garagem, dará lugar a uma nova sede em 2019, dessa vez na Av. Nossa Senhora da Penha. O novo espaço será mais amplo, mais moderno e confortável, porém sem luxo ou ostentação, modesto e operacionalmente moderno, afinal o Sistema está saindo de uma área construída de 280 mt2 para 900 mt2 com 30 vagas de estacionamento exclusivas para os veículos do Sistema e das cooperativas, um auditório amplo, moderno e confortável com capacidade para 120 pessoas sentadas que ao mesmo tempo poderá se transformar em 03 salas de treinamento com capacidade para 40 pessoas cada sala, podendo funcionar de maneira independente e simultaneamente por exemplo com 03 capacitações diferentes e ainda teremos uma sala denominada “Espaço Cooperativo” de uso exclusivo dos Presidentes, Dirigentes e empregados das cooperativas, e ainda 03 salas de reuniões, todos esses espaços devidamente equipados. 

O Presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim enaltece a conquista e ressalta a importância do novo espaço para as Cooperativas Capixabas, a oferta de serviços será ampliada através de um maior número de capacitações, reuniões, alinhamentos estratégicos de mercado e integração. “O novo espaço é fruto da confiança depositada pelas Cooperativas ao longo dos anos no Sistema OCB-SESCOOP/ES, e esta é a nossa forma de retribuir a confiança. Além disso, o Sistema OCB/ES está buscando mudanças que vão além do novo espaço, a implantação da gestão por estratégia, profissionalização da mão-de-obra, dentre outras ações de aprimoramento, sempre no foco de aumentar a qualidade, tempestividade e eficácia das entregas às cooperativas registradas, fortalecendo o Sistema Cooperativista Capixaba”, disse. 

O Superintendente do Sistema OCB/ES, Sr. Carlos André Santos de Oliveira revela que a conquista é fruto de um sonho antigo, e que agora está se concretizando. O Superintendente relembra a época em que o Sistema OCB/ES funcionava no Ed. Renata no Centro da Cidade de Vitória/ES, e comemora que após árduas caminhadas ao longo desses 13 anos, o Cooperativismo Capixaba terá uma sede mais ampla que irá será o ponto focal, de apoio à todas as Cooperativas Capixabas na Capital. 

“No início, lá em 2006, o local onde estamos hoje era a o melhor dos mundos, era grande, moderno e atendia as demandas das nossas Cooperativas. Mas o tempo foi passando, nossas ações e serviços em prol das cooperativas aumentando. O mundo mudou, os negócios e a forma de gestão também. A procura por treinamentos e capacitações foram se tornando cada vez maiores, pois existe sede por conhecimento e por aprimoramento e esse é o caminho para o sucesso. Aí nosso espaço foi ficando pequeno, desconfortável, assim, de forma corajosa o Presidente Dr. Pedro e os Conselheiros do Sistema OCB-SESCCOOP/ES aprovaram esses investimentos em um novo espaço, mais amplo, no objetivo de oferecer mais conforto e comodidade às cooperativas”, contou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *