GERENCIAMENTO EFICAZ

Segundo especialistas a Eficiência significa fazer bem as coisas. É normal dizer que estamos sendo eficientes em algo e em alguma tarefa ou projeto, entretanto vem um outro conceito, o da Eficácia, ou seja, não adianta “fazer bem feito”, é preciso fazer bem feito a coisa certa – este é o conceito da EFICÁCIA.

Na gestão ocorre da mesma forma e podemos observar que existem muitos gerentes eficientes por aí, e isto é um tanto desanimador em termos de resultados finais.

Neste caso precisamos contar uma pequena e breve história. Estávamos lá na CST nos anos 90 e aconteceu num treinamento interno do então PDG- Programa de Desenvolvimento Gerencial,  a oportunidade de assistir um filme cujo título é O GERENTE DESORGANIZADO (SIAMAR VIDEOS). Este filme deixou um grande legado para todos nós, ou seja, deixou uma marca profunda sobre a questão da eficiência e eficácia gerencial a partir dos temas ali explorados. São dois episódios de cerca de 30 minutos cada: o primeiro chama-se “A maldição” e o segundo é “A salvação”. Evidentemente, conforme o título, que no primeiro módulo o filme narra um conjunto de situações onde o personagem central vive o tempo todo sob pressão, fazendo e executando uma rotina atabalhoada sem metas, indicadores e também vivendo um stress fabuloso. Resultado deste cenário: Ele sofre um ataque cardíaco, não sobrevive e chega portanto no céu onde é recebido por São Pedro. Neste primeiro módulo todo o conjunto de situações serve como exemplo de um gerente típico desorganizado e sem rumo, apenas eficiente (pelo menos ele tentava ser). Eficácia, nem pensar.

No segundo módulo, o nosso gerente, orientado por São Pedro, com toda paciência do mundo ou do céu, começa então a perceber que era apenas eficiente, mas não eficaz. Durante todo este segundo módulo ele vai aos trancos e barrancos aprendendo a lidar com um novo modelo de gestão. No final do filme, São Pedro, com uma certa piedade do nosso gerente, dá-lhe uma “colher de chá” devolvendo à terra aquele ser humano treinado e agora bem orientado para enfrentar os desafios, oferecendo-lhe, portanto, uma nova oportunidade.

Fizemos um quadro resumo das orientações de São Pedro conforme figura. As recomendações são auto explicativas e podem ser aplicadas a qualquer tipo de empresa, cargo ou função. Em resumo, a tão necessária Gestão Eficaz pode ser entendida como um método de gerenciamento e portanto você também pode entrar nesta onda de bons resultados, bem vivo. Em tempo: não deixe de ver o filme no catálogo da Siamar.  Lembrando ainda que algum tempo depois foi lançado um novo filme com mais dois episódios. Vale a pena.


2 Respostas para “GERENCIAMENTO EFICAZ

  1. Ótimo Blog ! Seria interessante divulgá-lo junto a comunidade acadêmica na área da Gestão. Acompanharemos sempre!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *