GESTÃO EMPRESARIAL – O que é novidade?

Recentemente o grande consultor brasileiro, Vicente Falconi, concedeu entrevista para a Revista Amanhã, e segundo o mesmo, não há mais o que inventar em gestão empresarial. Daqui em diante, as inovações ocorrerão apenas nas ferramentas utilizadas pelos gestores no dia-a-dia., diz ele, as inovações Os conceitos que regem as organizações serão, basicamente, os mesmos. “O método permanece. As pessoas são as mesmas. O que avança é a tecnologia, que influencia as práticas”, sentencia. “A tecnologia da informação oferece bancos de dados maiores e uma capacidade de análise muito maior do que se tinha há alguns anos”.

Falconi acredita que a boa gestão se ampara em três pilares básicos: liderança, método e conhecimento técnico. “É uma sequência. Você tem uma meta, faz uma análise, toma as decisões necessárias e executa o projeto. Depois, analisa e verifica os resultados. O líder empresarial Abilio Diniz tem dito quase o mesmo, ou seja, o método básico da empresa que foca em resultados passa por uma fase de diagnóstico, em seguida o planejamento (definição de metas) e concluindo na execução e controle.

De uma forma geral o que os consultores e líderes empresariais de sucesso estão comentando é a versão antiga do Plan, Do, See, e mais tarde a versão final do Plan, Do, Check, Action, ou seja o velho PDCA – Planejar, executar, controlar e agir.

Por mais que novas metodologias apareçam, no final, teremos sempre a mesma fórmula, porém apoiadas por novas tecnologias que incorporadas ao sistema de gestão passam a ter maior penetração e uso pelos novos gerentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *