AUDITORIA AMBIENTAL

Vencedor do Prêmio Nobel da Paz publica livro sobre auditoria ambiental

A Qualitymark Editora lança a terceira edição revista e ampliada do Manual de Auditoria Ambiental. Com a coordenação de Emilio Lèbre La Rovere – vencedor do prêmio Nobel da Paz, em 2007, junto de Al Gore (autor de Uma verdade inconveniente) – a obra fornece também, o instrumental básico para a realização de uma auditoria deste tipo para qualquer atividade econômica que resulte em impactos ao meio-ambiente.

Estas técnicas apresentam tentativas de avaliar valores e limites das perturbações que uma vez excedidos, resultam em recuperação demorada do ecossistema, de modo a maximizar a retomada de seus recursos, assegurando uma produtividade prolongada e de longo prazo.

A auditoria ambiental é um instrumento usado por empresas para auxiliá-las a controlar o atendimento a políticas, práticas, procedimentos e/ou requisitos estipulados com o objetivo de evitar a degradação ambiental. Ela teve início nos Estados Unidos, na década de 70, quando as empresas começaram a se preocupar com o crescente rigor da legislação ambiental e com a ocorrência de acidentes ecológicos de grande porte. Além da preocupação com a conformidade legal de suas atividades, essas organizações estavam atentas em identificar os potenciais riscos à saúde pública, gerados pelo processo produtivo ou pela prestação de serviços.

SOBRE O AUTOR: Emilio Lèbre La Rovere – Engenheiro Elétrico de Sistemas e Industrial pela PUC-RJ (1975), possui graduação em Economia UFRJ (1976), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ (1977) e doutorado em Técnicas Econômicas, Previsão, Prospectiva pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (1980). Atualmente é Professor Associado III do Programa de Planejamento Energético (PPE/COPPEUFRJ), onde coordena o Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente (LIMA) e o Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (CENTRO CLIMA). Tem experiência na área de Energia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento energético, planejamento ambiental, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. Participou, desde 1992, da autoria de diversos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), sendo membro deste grupo de cientistas que recebeu, em 2007, o Prêmio Nobel da Paz, em conjunto com Al Gore.

O preço de capa do livro é de R$ 49,90 – mais informações no site WWW.qualitymark.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *