COMPROMETIMENTO

Comprometimento tem sido a palavra mais proferida ultimamente, e deve ter sido também no passado e com certeza o será o futuro. Comprometer-se é algo quase mágico pois produz normalmente uma fantástica sinergia e mobilização, que todas as empresas e organizações vem buscando desesperadamente. O esporte não cansa de dar exemplos de que o processo do comprometimento com os objetivos: o gol, a marca olímpica, a chegada… é fundamental para se chegar ao pódio, e as vezes, são anos de sacrifício e esforços para que os resultados possam aparecer.

Outra questão importante é a ATITUDE positiva frente aos problemas da rotina e ou da estratégia. Em muitos casos o comportamento dominante é o de “transferir responsabilidades”, infelizmente, pois não resolve de fato as causas dos problemas, mas gera certo “conforto” psicológico naqueles que fogem da citada responsabilidade.

A questão básica portanto, é que COMPROMETIMENTO é um estado comportamental, onde OS PROBLEMAS SÃO DE TODOS, portanto cabe a cada um de nós a necessária reprogramação mental para assumir responsabilidades e fazer acontecer, antes que o BARCO afunde com todos dentro.

Ilustração: Getulio A. Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *