GESTÃO DE PESSOAS – desafio permanente

Nossa luta é permanente! Passando aqui e alí sempre que possível retornamos ao tema: GESTÃO DE PESSOAS, ou Administração de seres humanos, tanto faz, a questão é que apesar de todo o desenvolvimento de técnicas e métodos ainda estamos no famoso lema, MANDA QUE PODE E OBEDECE QUE TEM JUÍZO, mesmo sabendo que quem está mandando pode estar literalmente errado em suas proposições. Neste caso, quando a pessoa recebe a ordem errada do “chefe” e tem restrição ao comportamento do mesmo, em sinal de vingança, ele simples faz da forma que o tal chefe ordenou, e se possível, registra tudinho só para depois mostrar na hora do pepino.

É preciso, novamente, ficar bem claro que a responsabilidade pelos seres humanos no empresa é de responsabilidade do gerente imediato, portanto é uma tarefa indelegável. A liderança perfeita, como sugere a figura acima, deve partir da definição de objetivos, metas, padrões, procedimentos e projetos necessários ao desenvolvimento e crescimento da empresa e em seguida caberá ao líder a educação e capacitação da sua equipe para em seguida DELEGAR , executar e acompanhar o que foi estabelecido. Todo este ciclo fica ainda mais evidente e positivo quando todos enxergam que o resultado final é a satisfação do CLIENTE final.

A questão importante deste tema é uma só: está tudo nas mãos, coração e cabeça do líder, e como dizia Drucker, “líder não é o que manda, é o que é seguido pelas pessoas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *