O QUE É SUSTENTABILIDADE? Como ser sustentável?

Você sabe o que é ser sustentável?

Essa é uma pergunta que todos buscaram durante a Rio +20, e continuam buscando em significado e ações práticas.

Segundo Tânia Valéria, especialista em Meio Ambiente, “ser sustentável é aproveitar o que o mundo nos oferece sem comprometer a disponibilidade para as futuras gerações. Isso quer dizer que a discussão vai muito além do plantio de árvores e reciclagem”.

Uma boa forma de entender a palavra “sustentabilidade” é nos valer do conceito de triple bottom line, difundido por John Elkington (especialista em responsabilidade corporativa). Ou seja, para um projeto ser considerado sustentável ele deve ser:

– ecologicamente correto;
– economicamente viável e
– socialmente justo.

Outros gurus da área da Sustentabilidade também incluem no projeto sustentável, as duas características a seguir:

– culturalmente evoluído e adaptado, e

– espacialmente eficaz.

Como o aspecto econômico se sobrepôs a qualquer outro no passado, é mais que urgente a necessidade de mudarmos nosso estilo de vida para garantirmos a continuidade dos recursos do qual tanto dependemos e depende a boa qualidade de vida de qualquer ser, seja hoje ou amanhã.

Por exemplo, você já parou para pensar o quanto o seu modelo de consumo pode ser predatório? Comprando sem necessidade e descartando sem aproveitar tudo o que o produto (e aqui entra também a discussão sobre o desperdício de comida) tem a oferecer?

Devemos sempre lembrar que o ser humano é parte do “meio ambiente” e não dono dele, por isso o respeito a todos os seres é crucial para sermos sustentáveis.

Como implantar a sustentabilidade?

Primeiramente podemos dizer que existem ações individuais, coletivas e também por parte de organizações de todas as formas e também empresas onde quer que estejam. Um dos mecanismos mais interessantes é o PROJETO 5S buscando a sustentabilidade na forma mais prática possível pelos 5 sensos:

UTILIZAÇÃO ou DESCARTE: livrando-se das trabalhas e objetos que não tem mais utilidade. O que não serve mais para você ou para a empresa pode ser útil para outras pessoas. Lembrando ainda que todos os descartes podem passar por um processo de reutilização, recuperação ou reciclagem.

ORGANIZAÇÃO – Mantenha-se organizado e também sua casa e local de trabalho. Aqui ocorre a melhoria e produtividade no trabalho visando melhoria de resultados e ganhos econômicos.

LIMPEZA – Ambiente limpo e agradável é fator que está diretamente ligado a Qualidade de Vida no trabalho e melhoria de rendimento do empregado e empresa com foco no cliente.

HIGIENE ou SAÚDE – invista na saúde dos empregados e de todos os colaboradores da organização. Promova ações sociais que possam valorizar o ambiente e as pessoas: fornecedores, clientes, empregados e terceirizados no contexto da higiene e saúde.

AUTODISCIPLINA – Mantenha todos os ganhos sustentáveis do 5S e continue crescendo na atitude, compromisso, responsabilidade com padrões e procedimentos de alto nível.

Quando começar? Agora. Não perca tempo!

Veja nossos artigos e projetos no www.folhavitoria.com.br/economia/blogs/gestaoeresultados e também no Facebook, Getulio Ferreira Apolinário – PROJETO 5S. Participe! Projeto 5S na Ferpa Engenharia e TECNOCLEAN.

Fontes: Tania Valeria Gomes, jornalista e pós-graduanda do curso de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Questões Globais da FAAP. Getulio A. Ferreira, instrutor e consultor do PROJETO 5S – Reduzindo custos e melhorando o meio ambiente – [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *