CONSTRUINDO UMA EMPRESA MELHOR

Invariavelmente quando alguém conversa sobre design, acaba dizendo:”Claro que a forma segue a função”, o que significa que a forma de algo deveria ser um reflexo natural de seu objetivo.

Isso pode funcionar para projetar produtos, mas tem suas falhas quando se trata de construir uma organização. Uma empresa é constituída da união de diferentes departamentos, cada um se achando mais vital para o sucesso da firma.

O resultado? Não importa o que o organograma demonstre: você raramente tem um fluxo de informações fluido e eficiente.

Para mudar essa situação:

Tenha um plano. Imagine como seria sua organização ideal.

Obtenha adesão. As pessoas que serão afetadas pela nova estrutura terão ideias nas quais você nem pensou. Ouça-as e adote as melhores.

Faça com que todos se adaptem. Uma vez implementada a nova estrutura, todos devem se ajustar. É possível que o gerente de tecnologia deteste o chefe do setor financeiro. Mas se é a ele que o gerente deve se reportar, ele terá que fazê-lo. Não pode haver exceções para acomodar personalidades (difíceis).

Espere um pouco antes de fazer mudanças. A não ser que você descubra que existe um erro terrível que impeça a realização do trabalho, dê um tempo de seis meses a um ano antes de fazer quais novas mudanças. Você se surpreenderá com quantas queixas desaparecerão se você esperar.

“Uma equipe de sucesso resume-se a duas coisas: respeito mútuo entre os membros do grupo e uma visão comum sobre a direção que ele está tomando” – Thomas C. Leppert, presidente e CEO da Turner Corp.

Fonte: Fast Company – Adapte-se ou Morra. Sextante – Pesquisa e ilustração: Getulio

Um comentário em “CONSTRUINDO UMA EMPRESA MELHOR”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *