O ELOGIO – método de valorização e potencialização das pessoas

TERAPIA DO ELOGIO

Arthur Nogueira (Psicólogo) – enviado pelo amigo e colaborador, Gilson Bosio, empreendedor em vários ramos de negócios e proseador nato.

Renomados terapeutas que trabalham com famílias, divulgaram uma recente pesquisa onde nota-se que os membros das famílias brasileiras estão cada vez mais frios, não existe mais carinho, não valorizam mais as qualidades, só se ouvem críticas. As pessoas estão cada vez mais intolerantes e se desgastam valorizando os defeitos dos outros.

Por isso, os relacionamentos de hoje não duram.

A ausência de elogio está cada vez mais presente nas famílias de média e alta renda. Não vemos mais homens elogiando suas mulheres ou vice-versa, não vemos chefes elogiando o trabalho de seus subordinados, não vemos mais pais e filhos se elogiando, amigos, etc.

Só vemos pessoas fúteis valorizando artistas, cantores, pessoas que usam a imagem para ganhar dinheiro e que, por consequência são pessoas que tem a obrigação de cuidar do corpo, do rosto.

Essa ausência de elogio tem afetado muito as famílias. A falta de diálogo em seus lares, o excesso de orgulho impede que as pessoas digam o que sentem e levam essa carência para dentro dos consultórios. Acabam com seus casamentos, acabam procurando em outras pessoas o que não conseguem dentro de casa.

Vamos começar a valorizar nossas famílias, amigos, alunos, subordinados. Vamos elogiar o bom profissional, a boa atitude, a ética, a beleza de nossos parceiros ou nossas parceiras, o comportamento de nossos filhos.

Vamos observar o que as pessoas gostam. O bom profissional gosta de ser reconhecido, o bom filho gosta de ser reconhecido, o bom pai ou a boa mãe gostam de ser reconhecidos, o bom amigo, a boa dona de casa, a mulher que se cuida, o homem que se cuida, enfim vivemos numa sociedade em que um precisa do outro, é impossível um homem viver sozinho, e os elogios são a motivação na vida de qualquer pessoa.

Quantas pessoas você poderá fazer feliz hoje elogiando de alguma forma?
Então elogie alguém hoje!

Eu começo!!
Você amigo/amiga que acabou de dar um pouco do seu tempo para ler este texto é muito especial e com certeza o mundo é mais bonito por sua causa!

Como disse anteriormente, recebido do Gilsão, grande amigo de longas datas, esse texto veio a calhar, ou como dizem, “acertou na mosca”.

Nosso trabalho de alavancagem da produtividade e competitividade nas empresas passa obrigatoriamente pela liderança de talentos e não apenas pelos “braços e pernas” contratados, como já mostramos em post anterior. Em 1937, em um livro que já editado em praticamente todas a línguas no mundo, Dale Carnagie, em “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, já dizia que a melhoria dos resultados do ser humano passa pelo exercício do elogio. Elogiar sinceramente opera milagres em termos de motivação e atingimento de resultados.

O artigo de Arthur Nogueira,  nos mostra, entretanto que a eficácia do elogio já começa dentro de casa. Nossa cultura é fundamentada na visão do erro, da crítica e correções – mas ao longo do tempo essa amarga metodologia começa a provocar desgastes, e as famílias começam e emudecer. As gargalhadas do almoço de domingo desaparecem, os eventos comuns se tornam raros. Mergulhamos na busca incessante de erros nos outros, para no menor descuido (do outro lado, é claro) dizermos: “não falei que ia dar errado”! ou comentário do tipo, “Não disse que você iria ficar doente”. Parece, nesses casos, que acabamos por nutrir um desejo especial de ver o outro falhar para entrarmos com nossa sapiência crítica, que mais faz inimigos do que amigos.

Como seres humanos que somos, gestos de carinho e gentileza  são muito bem vindos, os resultados são apenas conseqüências.

2 Respostas para “O ELOGIO – método de valorização e potencialização das pessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *