PENSANDO BEM – O que é trivial e o que é essencial?

As 20 regras do sucesso de Jorge Paulo Lemann

Fonte: Revista Forbes e Marcio Juliboni de Exame.com

Recebemos essa indicação/contribuição do amigo Geraldo lá das bandas de Minas Gerais. A colaboração veio em boa hora e não podemos simplesmente republicá-la sem alguns comentários. Já conversamos aqui sobre os pontos vitais do sucesso de Abilio Diniz, os antológicos 14 pontos do Dr. Deming, o grande guru da gestão da qualidade, já falamos sobre as preciosas dicas de J.M. Juran, o pensamento de Peter Drucker, as dicas fundamentais de Jack Welch e agora nos brindam com as 20 regras do sucesso de Jorge Paulo Leman. Essas dicas tem tudo a ver com o seu sucesso empresarial que veio a tona num  estilo bem mineiro, ou seja, caladinho ele emerge como um dos homens mais ricos do Brasil, e todos nós ficamos espantados com a notícia.

Nosso comentário vai além e sugere um questionamento. As 20 regras do sucesso aqui replicadas são inéditas? Estariam contempladas nos melhores cursos de administração e finanças? Estariam referenciadas nos vários lançamentos de livros sobre gestão e resultados? Parece que as 20 regras já são nossas conhecidas de muitos anos, e assim sendo, o segredo vai para uma EFETIVA LIDERANÇA COM MÉTODO E MUITO TRABALHO. Ou não?

GAF2013 - _002Vamos então ao artigo:  “Enquanto o ex-bilionário Eike Batista perde seu status de celebridade global dos negócios, outro brasileiro começa a chamar, cada vez mais, a atenção de investidores e da mídia. Trata-se de Jorge Paulo Lemann, hoje o brasileiro mais bem-sucedido no panteão do capitalismo mundial, segundo a revista americana Forbes.

Apresentado como o “conquistador da América” pela Forbes, Lemann é lembrado pela sua capacidade de costurar grandes negócios e, depois, de torná-los muito lucrativos. A revista lembra a trajetória que o levou de fundador do Banco Garantia à criação da AB Inbev, maior cervejaria do mundo, e à compra do Burger King e da Heinz – esta última, em parceria com o megainvestidor Warren Buffett.

Lemann é, hoje, o homem mais rico do Brasil, com uma fortuna avaliada em 17,8 bilhões de dólares pela Forbes – o que o torna, também, o 33º na lista geral, que, neste ano, contou com quase 1.800 bilionários em dólar.

Baseada no livro Sonho Grande, de Cristiane Correa (ex-editora-executiva de EXAME), que conta a trajetória de Lemann e de seus inseparáveis sócios Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, a Forbes listou o que chamou de 20 regras do sucesso de Lemann.

Veja, a seguir, quais são elas, segundo a revista:

1. Boas pessoas, trabalhando como um time e com objetivos comuns, são o mais importante e diferenciador ativo de um negócio.

2. Encontrar, treinar e manter boas pessoas são um constante desafio para todos os shareholders.

3. Os ganhos das pessoas devem ser estimulados, reconhecidos e balanceados de acordo com os interesses gerais da companhia.

4. A avaliação das pessoas é um item essencial e construtivo para o negócio.

5. A principal função dos líderes de um negócio é escolher pessoas melhores que eles, para manter a companhia no caminho, mesmo sem os líderes.

6. A liderança é exercida por meio de ideias claras e pelo exemplo diários nos menores detalhes.

7. Debater é importante, mas tudo o que for considerado deve ter um responsável por ele, e, ao final, alguém precisa tomar uma decisão.

8. O senso comum é sempre melhor que as ideias complexas. O simples é sempre melhor que o complexo.

9. Um bom negócio está sempre procurando crescer. Qualquer que seja o grau de sucesso, sempre há espaço para melhorar. Isso assegura a competitividade.

10. Sempre corte custos. Isso é algo que está sob seu controle e assegura sua sobrevivência.

11. Inovações que criem valor são úteis, mas copiar o que funciona bem (benchmark) é um caminho mais prático.

12. A educação e o aprimoramento das pessoas deve ser um esforço contínuo e incorporado à rotina de trabalho.

13. Apareça no noticiário apenas com resultados concretos.

14. Foco é o essencial.

15. Comunicação e transparência com informações-chaves ajudam a educar e a impulsionar todos na mesma direção e a criar vantagens competitivas.

16. Cuide de sua retaguarda.

17. Ser ético sempre é fundamental.

18. Demora muito para construir uma reputação, que pode acabar rapidamente.

19. Para chegar ao pote de ouro no fim do arco-íris, você deve percorrê-lo, mas sempre por um caminho lucrativo.

20. Um grande, desafiador e compartilhado sonho é essencial, e ajuda todos a trabalhar na mesma direção.”

A lição ou dever de casa, está posta. O que podemos fazer no “pensar e agir”?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *