DESTAQUE NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA – Linhares é destaque no IBGE

Linhares entre os maiores produtores de mamão, café, cacau e cocodo Brasil

Município é destaque em levantamento do IBGE referente a produção agrícola municipal de 2012

O município de Linhares foi um dos destaques em levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na semana passada, referente a produção agrícola dos 5.561 municípios brasileiros em 2012. A agricultura linharense teve o mamão, o café Conilon, o cacau e coco entre os produtos destacados no ranking de produção nacional.

GAF2013 - _001Na cultura do mamão, Linhares foi o quarto maior produtor do Brasil com uma produção de 75 mil toneladas da fruta no ano passado. O município também ocupa a quarta posição na produção nacional de café Conilon com 32.850 toneladas do grão, ficando atrás de Jaguaré, Vila Valério e Sooretama. No café conilon, dos 25 municípios maiores produtores do país, 22 são capixabas. Já na cultura do cacau, tradicional em Linhares, o município ficou na 12ª colocação com 3.936 toneladas produzidas. Essa também foi a posição nacional do município no levantamento do Coco-da-baía.

Para o presidente do Sindicato Rural de Linhares, Antonio Roberte Bourguignon, os números representam a força do setor. “Linhares é um grande polo do agronegócio nacional. Podemos observar que o município figurou muito positivamente neste ranking nacional de produção em várias atividades, com destaque para o mamão, café, coco e cacau, este último que mesmo com a doença da vassoura-de-bruxa que derrubou a produção nos últimos anos. No mamão somos referência e no café temos uma representatividade forte também, além da surpresa do coco”, destacou.

Bourguignon ressalta que, além dos produtos de destaque no levantamento do IBGE, outras atividades merecem reconhecimento. “Quando falamos em nível estadual, ainda temos a pecuária de leite, a piscicultura, a borracha, a avicultura, dentre outros. Toda cadeia produtiva local, em especial os nossos agricultores, está de parabéns pelos resultados”, afirma o presidente do Sindicato Rural.

Colaboração: Rurale – Franco Fiorot

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *