O PROCESSO CRIATIVO – 20 etapas para exercitar sua criatividade

 

GAF_2012.08.12_19h46m52s_005_1 -Saiba que há um tesouro em sua cabeça – uma mina de ouro entre suas orelhas. Construir um computador com as mesmas características do seu cérebro custaria mais do que 3 bilhões de dólares. Sabe como se escreve isso?
Assim, um três e dezoito zeros: US$3.000.000.000.000.000.000,00

2- Todo dia escreva pelo menos uma idéia sobre estes assuntos: como eu posso fazer meu trabalho melhor; como eu poderia ajudar outras pessoas; como eu posso ajudar minha empresa; como eu posso ajudar o meu país.

3- Escreva seus objetivos específicos de vida. Agora, carregue esta relação no bolso – sempre.

4- Faça anotações. Não saia sem papel e lápis ou algo para escrever. Anote tudo, não confie na memória.

5- Armazene idéias. Coloque em cada pasta um assunto. Idéias para a casa, para aumentar a sua eficiência no trabalho, para ganhar mais dinheiro. E vá aumentando este banco de dados através de leitura, viagens, conhecimento com novas pessoas, filmes, competições esportivas etc.

6- Observe e absorva. Observe tudo cuidadosamente. Aproveite o que você observa. E principalmente, observe tudo como se fosse a última vez que você fosse ver.

7- Desenvolva uma forte curiosidade sobre pessoas, coisas, lugares. Ao falar com outra pessoa faça com que ela se sinta importante.

8- Aprenda a escutar e ouvir, tanto com os olhos quanto com os ouvidos. Perceba o que não foi dito.

9- Descubra novas fontes de idéias. Através de novas amizades, de novos livros, de assuntos diversos e até de artigos como este que você está lendo.

10- Compreenda primeiro. Depois julgue.

11- Mantenha o sinal verde de sua mente sempre ligado, sempre aberto.

GAF_2012.07.22_20h35m49s_006_12- Procure ter uma atitude positiva e otimista. Isso ajuda você a realizar seus objetivos.

13- Pense todos os dias. Escolha uma hora e um lugar para pensar alguns minutos, todos os dias.

14- Descubra o problema. Ataque seus problemas com maneiras ordenadas. Uma delas é descobrir qual é realmente o problema, senão você não vai achar a solução. Faça seu subconsciente trabalhar. Ele pode e precisa. Dia e noite. Fale com alguém sobre a idéia, não a deixe morrer.

15- Construa GRANDES idéias a partir de pequenas idéias. Associe idéias. Combine. Adapte. Modifique. Aumente. Diminua. Substitua. Reorganize-as. E finalmente, inverta as idéias que você tem.

16- Evite coisas que enfraqueçam o cérebro: barulho, fadiga, negativismo, dietas desequilibradas, excessos em geral.

17- Crie grandes metas. Grandes objetivos.

19- Aprenda a fazer perguntas que desenvolvam o seu cérebro: Quem, Quando, Onde, O quê, Por quê, Qual, Como.

19- Coloque as idéias em ação. Lembre-se de que uma idéia razoável colocada em ação é muito melhor que uma grande idéia arquivada.

20- Use o seu tempo ocioso com sabedoria. Lembre-se de que a maior parte das grandes idéias, os grandes livros, as grandes composições musicais, as grandes invenções foram criadas no tempo ocioso dos seus criadores.

CONFIRMANDO…

Apenas para confirmar que a criatividade não é um dom, mas um potencial a ser explorado à sua volta e dentro de você, vamos ver o que grandes inventores e pensadores escreveram sobre CRIAR:

“As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam.”
(Bernard Shaw – Filósofo)

“Minhas invenções são fruto de 1% de inspiração e 99% de transpiração.”
(Thomas Edison – Inventor)

“As mentes são como os pára-quedas: só funcionam se estiverem abertas.”
(Ruth Noller – Pesquisadora da Universidade de Buffalo)

“As boas idéias vêm do inconsciente. Para que uma idéia seja relevante, o inconsciente precisa estar bem informado.”
(David Ogilvy – Publicitário)

Compreenda o processo criativo

Catherine Patrick descreve as fases do processo criativo em seu livro “O que é o pensamento criativo”.

1. Preparação

IMG_4933É a fase de coleta e manipulação do maior número de dados e elementos pertinentes a um problema. Ler, anotar, discutir, colecionar, consultar, rabiscar, cultivar sua concentração no assunto.

2. Incubação

É quando o inconsciente entra em ação e, desimpedido pelo intelecto, elabora as inesperadas conexões que constituem a essência da criação.

3. Iluminação

O momento da gênese da idéia, a iluminação ou síntese ocorre para o homem criativo em incubação nos momentos mais inesperados.

4. Verificação

Nesta fase, o intelecto termina a obra que a imaginação iniciou. O criador analisa, julga e testa sua idéia para avaliar sua adequação.

Fonte: Tilibra, Comentários e desenhos: Getulio A. Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *