LIDERANÇA como base para resultados de produtividade na organização

DESEN GAF2012 012

O famoso jargão do mundo empresarial, “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, existe a mais de cem anos e qualquer estudante do ensino fundamental o conhece. O difícil é entender o contrario do “ser chefe” todo poderoso rei da cocada preta, ou seja, SER LÍDER verdadeiro e legítimo.

Os bons livros sobre liderança e resultados não fogem dos 8 pontos aqui apresentados. Vamos conversar um pouco sobre cada um deles:

1. PLANEJAR – capacidade do líder em definir metas e objetivos futuros e ao mesmo tempo traçar caminhos que possam chegar aos mesmos. A visão de futuro é item obrigatório de uma liderança de sucesso. (Ver também o método PDCA – Planejar, Desenvolver, Controlar e Agir).

2. DEFINIR REGRAS, procedimentos, padrões e projetos que possam servir de base para o atingimento dos objetivos. O cumprimento das regras básicas, sem afetar a criatividade, dá o tom da disciplina e foco no resultado a ser alcançado. “A execução da autoridade vai-se batendo com o tempo e com a empatia que se cria. Uma pessoa chega e mostra quem é e o que pode fazer, afirma-se e estabelece regras. A liderança toda a gente deve senti-la e ninguém a ver.” José Mourinho, treinador de futebol. 

3. COMO FAZER. Importante tarefa da liderança quando aplicada nos processos de educação e capacitação dos liderados. Lembrando que a educação é a preparação do ser humano para a vida pessoal e vida na empresa. A capacitação ou treinamento é o desenvolvimento de habilidades. Os dois, educação e capacitação devem ser conduzidos pelo líder junto ao seu pessoal.

4. INOVAR – diferentemente do que muitos pensam, a inovação é consequência do ato criativo colocado em prática. Compete ao líder fazer com que seus pupilos possam usar seu potencial criativo (administração participativa) para transformar boas ideias em projetos, produtos e serviços inovadores.

5. DELEGAR – Tendo o líder feito o planejamento, definindo os procedimentos, ensinado os caminhos da execução, criatividade e inovação, agora é o momento da delegação. A delegação é a essência da liderança, porém sem perder de vista o apoio e acompanhamento dos trabalhos. “Lembro-me sempre do axioma do regente: um líder, dizia ele, é como um pastor. Fica atrás do rebanho, deixando os mais rápidos irem à frente, seguindo depois os outros, não percebendo que durante o tempo todo estão a ser dirigidos da retaguarda.” Mandela, o grande líder. 

6. TREINAR – Como já foi comentado no COMO FAZER, o treinamento é uma prática sensata em qualquer organização. As empresas tipo “world class” investem entre 100 e 150 horas de treinamento por pessoa, por ano. Treinar, treinar e treinar, essa é a base da excelência empresarial.

7. CONTROLAR PONTOS CHAVES – O líder deve saber escolher os indicadores chaves da sua empresa. Se ele controla os pontos estratégicos com perfeição vai notar que não será necessário ter centenas de indicadores, e deve portanto deixar que os indicadores operacionais sejam controlados pela sua equipe de gerentes e supervisores. No conjunto da obra, deve reconhecer que o controle é item fundamental para uma liderança eficaz.

8. MELHORAR SEMPRE – aqui está o famoso e importante KAIZEN, da melhoria contínua no estilo japonês. As melhorias contínuas fazem parte de uma nova cultura empresarial que tem no líder o seu maestro principal.

Ser líder é isso! Simples, não?

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