O velho drama da água e da falta dela!!!

Snap_2014.02.05 12.33.21_001Destacamos essa notícia em fevereiro desse quando a preocupação com os reservatórios de água em SP já estava bem forte nos noticiários de São Paulo. Nossa luta contra o desperdício de água, energia e outros itens fundamentais para nossa vida e nossa economia já vem de longa data. A adoção de ferramentas de controle e gestão já vem sendo estimulada também durante décadas. Exemplos de outros países também são lembrados e trabalhados numa tentativa de tornar clara e pedagógica essa luta.

Temos falado do PROJETO 5S como ferramenta para o combate ao desperdício e melhoria da sustentabilidade. O 5S não é uma ferramenta apenas empresarial, é um nova cultura baseada em 5 simples SENSOS: a Utilização, Organização, Limpeza, Higiene/Saúde e Padronização. Recomendamos que o 5S seja levado para dentro de casa, do clube, da igreja, enfim em todos os locais onde a inteligência humana possa produzir bons resultados no combate às perdas e a melhoria do ambiente.

Nossa experiência com as concessionárias de água e esgoto nos mostra que as perdas são bem superiores a 25%, na verdade constatamos perdas superiores até mesmo a 50% da água captada, tratada e distribuída – é uma situação inaceitável já que o padrão mundial fica abaixo de 8%, segundo consultorias internacionais.

Enfim, além de equipamentos e estruturas obsoletas é preciso também cuidar das PESSOAS que precisam melhorar gestão e cultura para que possamos trilhar caminhos mais promissores em termos de futuro. E você? O que tem feito?

fonte: Ilustração do UOL – fev. 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *