SINERGIA – o segredo é interconectar pessoas…

Ashampoo_Snap_2015.03.26_16h40m01s_017_Queremos ser competitivos, eficazes e no final queremos os bons resultados do superavit ou da lucratividade, entretanto, nossas organizações continuam trabalhando isoladamente e a necessária sinergia para a obtenção dos tais resultados fica somente na retórica.

O ambiente organizacional em praticamente todos os setores da economia vive esse comportamento do “rei da cocada preta” ou “eu sou o máximo!”. Essa cultura nos tem levado à pobreza da gestão que precisa unir pessoas para a obtenção de bons resultados.

Uma pequena observação sobre Kurt Lewin: “Os behavioristas acreditavam que o comportamento era ditado apenas pelo ambiente, mas, na década de 1920, Kurt Lewin defendeu que o comportamento era resultado tanto do indivíduo quanto do ambiente. Suas ideias revolucionárias desenvolveram-se e evoluíram para o estudo de dinâmicas de grupo, hoje de valor inestimável para as organizações” Em suma, precisamos agir no comportamento das pessoas e na boa preparação cultural do ambiente.

Dentro do raciocínio entra a questão da interdependência como fator primordial para os grupos funcionem  de forma objetiva e produtiva. No caso real do nosso Estado do ES fica a pergunta: por quê os empresários do sul do país tem grande poder de mobilização e sinergia e no nosso ambiente isso não se dá da mesma forma e intensidade? Estamos falando dos últimos encontros para discutir gestão estratégica e inovação em Porto Alegre com 1.600 empresários no auditório da FIERGS em duas oportunidades em que estivemos presentes e do outro lado a pouca presença de empresários  em eventos semelhantes em terras capixabas.

Como diz o consultor e articulista da Revista Época Negócios, Clemente Nóbrega: “o sucesso das organizações depende da capacidade gerencial de interconectar pessoas e por conseguinte, setores, departamentos, empresas, …”.

Precisamos nos despir dos sentimentos emocionais de baixa produtividade tipo inveja, ciúmes, deslumbramento midiático entre outros e partir para a integração e resultados pela cooperação e união.

Para pensar e agir. Rápido!

Ashampoo_Snap_2015.03.26_16h26m36s_009_Reflexão publicada em nossa conta do Facebook – curta nossa página.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *