O MUNDO DA INOVAÇÃO – destaques

CONFERÊNCIA ANPEI PLANEJADA PARA AGOSTO 2015

Foi encerrado ontem o prazo para submissão de cases para a 15ª Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, que acontece entre 24 e 26 de agosto, em Cabo de Santo Agostinho, região GAF00519metropolitana do Recife (PE). Puderam se inscrever empresas e instituições científicas e tecnológicas (ICTs), de qualquer porte ou setor. No total, foram recebidos 142 cases, número recorde, 71% superior à quantidade de cases inscritos na edição passada.

“O número de cases superou nossas expectativas. Estamos confiantes de que as apresentações irão proporcionar trocas muito ricas entre ICTs e empresas inovadoras e companhias que querem investir mais em inovação”, ressalta Celso Barbosa, coordenador geral do evento.

Agora, um Comitê Técnico composto por integrantes da Anpei e especialistas do sistema nacional de inovação irá selecionar 33 cases para as apresentações durante a Conferência, em sessões paralelas. Serão 9 cases a mais do que na edição de 2014, que teve 24 apresentações, tanto de grandes empresas, como Whirlpool e Samarco, quanto de médias e pequenas, como Pro Solus e Engpiso.
Na escolha dos projetos mais inovadores, será considerada a aderência ao tema central do evento (“Inovação e Competitividade Globais: Construindo as pontes com o futuro”), originalidade, ineditismo, replicabilidade, impacto da tecnologia, além dos resultados do projeto, estágio do esforço inovador e clareza do texto de apresentação do case. O resultado será divulgado até o dia 10 de julho.

O QUE É A ANPEI?

Como entidade representativa do segmento das empresas e instituições inovadoras, a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) atua junto a instâncias de governo, ao setor produtivo e aos formadores de opinião, disseminando a importância da inovação tecnológica para a competitividade das empresas e o desenvolvimento do Brasil.

A entidade é constituída por empresas que investem continuamente em pesquisa, desenvolvimento e inovação, de diversos portes e setores, sendo marcante o seu caráter multissetorial. As empresas líderes das principais cadeias produtivas do Brasil integram a Associação. Também é formada por entidades do Sistema Nacional de Inovação (SNI) que dão suporte às atividades de inovação, como universidades, institutos de pesquisa públicos e privados, federações de indústria e órgãos de governo como secretarias de governo de ciência, tecnologia e inovação e fundações de amparo à pesquisa dos Estados. Há, ainda, os sócios individuais, pessoas físicas que atuam ou têm interesse nas áreas de política e gestão de inovação.

Veja mais no www.anpei.org.br

INOVA PETRO

O resultado final do segundo edital do programa Inova Petro foi divulgado esta semana pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Ao todo, foram selecionadas nove empresas após a etapa de Estruturação do Plano de Suporte Conjunto (PSC), em quatro linhas temáticas: petroleoProcessamento de Superfície, Instalações Submarinas, Poços e Reservatórios. Agora, os projetos seguem para análise no Finep 30 Dias ou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), dependendo com que instituição ficará cada empreendimento. As duas irão disponibilizar seus instrumentos financeiros de apoio à inovação, de forma a aproveitar todos os recursos disponíveis. O suporte do programa é limitado a 90% do valor total do projeto, sendo o valor restante contrapartida mínima obrigatória da empresa selecionada.

O Inova Petro conta com um total de R$ 3 bilhões para fomento de projetos de inovação, a serem investidos de 2012 (ano de lançamento do programa) até 2017. No primeiro edital, foram aprovados 11 planos de negócios, com R$ 380 milhões. Os projetos vão financiar pesquisa e inovação para substituir importações e produzir em escala bens de maior complexidade tecnológica. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento da cadeia de fornecedores.
Para mais informações sobre quais empresas venceram esta etapa do edital, acesse https://download.finep.gov.br/chamadas/ct_petro/resultados/ResultadodaEtapadeEstruturacaodoPlanodeSuporteConjunto-paradivulgacao.pdf .
(Agência Gestão CT&I, com informações da Finep)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *