AGENDA CIENTÍFICA DO MCTI – eventos e oportunidades importantes em âmbito Brasil até o final de junho

Na segunda (22) e na quarta-feira (24), serão realizados mais dois encontros do segundo Ciclo Virtual para América Latina e Caribe sobre o programa Horizonte 2020, da União Europeia. O objetivo do evento, que acontece por videoconferência, é divulgar as próximas convocatórias de financiamento.
As sessões na internet são promovidas por meio da Cooperação Latino Americana de Redes Avançadas (RedClara). Elas incluem debates temáticos nas áreas de Nanotecnologia, Bioeconomia, Ações Marie Curie, Biodiversidade, Energia e Meio Ambiente, além de um treinamento na apresentação de propostas e aspectos-chave do programa europeu.
A atividade é dirigida a centros de pesquisa, centros tecnológicos, pesquisadores, gestores de projetos, representantes institucionais, administrações públicas, universidades e empresas, associações ou agrupamentos de empresas vinculadas ao setor científico-tecnológico. Para mais informações, clique aqui.

Cidades sustentáveis

No mesmo período, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI) realiza em Brasília o Workshop e-Planning Territórios Sustentáveis. O encontro busca levantar questões para adaptação à sociedade da informação e do conhecimento, com vistas à melhoria da qualidade de vida para todos com base nos progressos da ciência e da tecnologia. A ideia é identificar novos desafios para o Estado, a sociedade civil e as empresas privadas.
O workshop trata o e-planning como ferramenta para abordar os conceitos interligados de sustentabilidade, participação pública, inclusão e coesão na discussão de “cidades inteligentes”. Segundo a organização, trata-se de uma nova área de investigação científica de natureza transdisciplinar, com foco na interação entre as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) e o planejamento.

Arquivos científicos

Ashampoo_Snap_2014.11.01_23h38m07s_011_O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) promove, de quarta (24) a sexta (26), na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, a sétima edição do Encontro de Arquivos Científicos. A programação conta com visitas técnicas, conferência com especialista e sessões planetárias e de comunicações livres e lançamento de publicações.
Neste ano o Encontro tem como tema central “Gestão de documentos e acesso à informação: desafios e diretrizes para as instituições de ensino e pesquisa”. Serão abordadas as temáticas “Gestão de documentos e a sua relação com a sociedade” e “Atividade de pesquisa e a gestão de documentos”. Saiba mais sobre a programação.

Divulgação

Encerram-se na terça-feira (23) as inscrições do processo seletivo para o curso de extensão Mediação em Centros de Ciência e Museus de Ciência e Tecnologia. As atividades são dirigidas a estudantes da educação superior e profissionais de nível superior com interesse em divulgação científica. Um décimo das vagas estão reservadas a alunos do 3º ano do ensino médio.
O curso será promovido, de 6 de julho a 16 de novembro, pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). A programação inclui encontros presenciais distribuídos em aulas teóricas, práticas e visitas técnicas a centros e museus de ciência e tecnologia, além de estudos orientados para a produção de trabalhos parciais e trabalho final.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet.

Inovação tecnológica

O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) selecionará, até sexta-feira (26), um profissional de nível superior, com graduação em engenharia, química, física ou biologia, para atuar como bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial. A duração da bolsa é de 18 meses e está relacionada à Chamada Pública MCTI/Setec/CNPq 92/2013.
O bolsista realizará prospecção da demanda e pesquisa de mercado para o portfólio de tecnologias protegidas e não protegidas por propriedade intelectual. Os candidatos devem ter no mínimo dois anos de atividades profissionais posteriores à graduação, com efetiva experiência em pesquisa, desenvolvimento ou inovação. É necessário ainda ter cadastro do currículo na Plataforma Lattes do CNPq.
Interessados devem entrar em contato com Luiz Ernesto Matta pelo telefone (21) 2173-2710 ou e-mail [email protected] ou, ainda, com Daniela Archila no (21) 2173-2085.

Fotografia

AA012139Estão abertas as inscrições para o Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores brasileiros, e estrangeiros com visto permanente no Brasil, que produzem imagens de suas pesquisas.
Concedido em duas categorias – Imagens Produzidas por Câmeras Fotográficas e Imagens Produzidas por Instrumentos Especiais (ópticos, eletromagnéticos, eletrônicos) –, o prêmio tem como objetivo principal contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia.
As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de agosto, exclusivamente pela página www.premiofotografia.cnpq.br.

Exposição

O Paiol da Cultura no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus, apresenta exposição de novas telas do artista plástico amazonense José Veras. O trabalho, intitulado Teoria Cabocla, mescla o cotidiano do caboclo com o imaginário no ambiente virtual.
As 16 telas em acrílico são resultado de três meses de pesquisas e mais quatro de produção. As obras em diversos tamanhos ficam em cartaz até 3 de julho.

Iniciação científica

As inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), estão abertas até o dia 30. Neste ano, 33 projetos científicos estão disponíveis para atuação dos alunos de graduação que se inscreverem no Programa. A inscrição é eletrônica e gratuita.
O Pibic tem como objetivo desenvolver o pensamento científico e a iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; colaborar para a formação científica de recursos humanos; e reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.

Hidrometeorologia

Estão abertas as inscrições para o Workshop ZCAS/Monção, que será realizado de 20 a 22 de julho no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em Cachoeira Paulista (SP).
O evento pretende reunir especialistas das áreas de meteorologia, hidrologia e hidrometeorologia para avaliar a relação entre a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e o Sistema de Monção da América do Sul (SMAS), bem como a situação hidrometeorológica dos verões de 2013, 2014 e 2015 e perspectivas futuras.
Além das palestras sobre ZCAS e SMAS, haverá apresentação de trabalhos inéditos sobre os temas. Os interessados devem enviar o resumo até o dia 30 de junho. A programação, o link para as inscrições e o modelo do resumo estão disponíveis aqui.

Ciência da informação

indusinova2Está aberto o período de entrega de trabalhos para o Prêmio Edson Nery da Fonseca de Trabalho Científico em Ciência da Informação. A iniciativa da Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF) tem o objetivo de incentivar a produção de trabalhos científicos na área. Os temas dos trabalhos são escolhidos anualmente por uma comissão nomeada pela ABDF e destacam assuntos de relevância para a área.
Podem participar bacharéis em áreas relacionadas à ciência da informação (biblioteconomia, museologia, arquivística) e mestres e doutores em ciência da informação oriundos de quaisquer outras áreas. Os participantes devem ser sócios da ABDF ou pagar uma taxa em dinheiro que será revertida para as despesas de premiação. A entrega dos trabalhos deve ser feita até 15 de outubro.
Para mais informações sobre o Prêmio, acesse o site da associação.

Física

O calendário do processo seletivo do mestrado profissional em física com ênfase em instrumentação científica do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI) está disponível. As inscrições vão até 24 de julho.
O curso tem como objetivo preencher uma lacuna na formação de pessoal. As áreas de atuação da instrumentação científica e tecnológica estão interligadas com a física aplicada e a física experimental.
Para ingressar no programa, o candidato realiza uma avaliação oral de seu currículo e uma prova escrita. Mais informações.

Férias no Museu Goeldi

Que tal fazer expedições pelo Parque Zoobotânico do Museu Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) durante o mês de julho? Este é o convite que a instituição está propondo a crianças de 6 a 12 anos. A 1ª Expedição de Férias no Museu Goeldi é uma colônia de férias para o público infanto-juvenil com o objetivo de estimular um contato pleno com a natureza amazônica encontrada no centenário parque da instituição, em Belém.
A programação busca divulgar o conhecimento científico com vários recursos e linguagens educativas. Os participantes terão gincanas, vivências, brincadeiras e oficinas, e a oportunidade de conhecer lugares nunca antes visitados. São 80 vagas no total, com divisão em duas faixas etárias.

Manejo participativo

O Instituto Mamirauá realiza o Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia (Simcon), entre os dias 1° e 3 de julho, na sua sede, em Tefé (AM). O evento poderá ser acompanhado ao vivo, pelo endereço www.mamiraua.org.br/web.
O Simpósio tem por objetivo promover a divulgação científica e o debate sobre a conservação da biodiversidade, o manejo de recursos naturais, a gestão de áreas protegidas e os modos de vida das populações locais. É um evento que promove a interação acadêmica interdisciplinar, gerando diálogo entre pesquisadores.

fonte: Ascom MCTI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *