PROJETO 5S – Guerra ao mosquito!

GAF_2016.02.05_15h15m48s_007_Investir na educação é o melhor caminho para o ataque ao mosquito (dengue, zika, etc.) e também a melhor opção de prevenção. Educação + Atitude/ação fazem a diferença neste momento tão crucial para a saúde no Brasil e em todo o mundo.

Já é sabido por muitos a eficácia e resultados nas empresas e organizações que adotam o PROJETO 5S. A metodologia em questão, muito usada no Japão especialmente no pós guerra, tem um efeito fantástico na gestão dos espaços, objetos e no clima organizacional como um todo.

Não podemos deixar de considerar a importância do 5S no combate ao mosquito. A estrutura dos 5 Sensos é didática e tem fácil execução por todos a partir de um breve treinamento que pode ser feito em qualquer ambiente, em casa, num hospital, na empresa, escola, enfim, em qualquer lugar onde a ação humana possa promover melhorias, especialmente da Qualidade de Vida.

GAF_2011.10.22_15h59m58s_013_Já no primeiro S, o da Utilização, temos a oportunidade de rever nossos conceitos sobre os entulhos (LIXO) da rotina diária, seja em casa ou no trabalho.

Esses entulhos e depósitos inadequados do lixo gerado é que se constituem em locais propícios a geração de larvas de mosquitos pela sua condição desfavorável e de risco.

Não podemos aceitar tais situações características de lixos abandonados nas calçadas, nos quintais, piscina, lotes vagos e tantas outras situações e até mesmo dentro de casa.

No segundo S, temos a missão de colocar tudo em ordem – classificação, ordenação e controle do ambiente com sinalizações bem visíveis, de forma a alertar todos os usuários no que diz respeito a ordem planejada.

No terceiro S, Limpeza, leva-se em consideração que entulhos foram removidos e o que ficou está em ordem e obedece estritamente ao que foi planejado – nem mais nem menos!

Nesta etapa é que iremos limpar, pintar, corrigir infraestrutura, clarear o ambiente entre outras ações do item limpeza. Quanto mais limpo e organizado melhor será o combate às pragas e em particular ao perigosos mosquito.

O quarto S, Higiene diz respeito as normas básicas de higiene e saúde que vão impactar diretamente na qualidade de vida e saúde de todos. Ações educativas são bem vindas e necessárias para a prevenção de doenças e enfermidades oportunísticas.

O quinto e último S é relativo à padronização onde destacamos normas e procedimentos para a ação preventiva e melhoria das condições de vida de todos. Folhetos, avisos, grupos de discussão, uso do PDCA e auditorias frequentes são bem vindos ao projeto.

Lembrando: PROJETO 5S é uma arma poderosa para a melhoria da Qualidade de Vida, e também para combater o mosquito. Pense e aja no sentido de vencer esta batalha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *