Dia Internacional da Educação, 28 de Abril – liderando a mudança na gestão

No Dia Internacional da Educação, celebrado em 28 de abril, a Fundação Nacional da Qualidade ressalta a GAF_2016.04.26_22h09m46s_003_importância de preparar as pessoas para liderar as organizações do nosso País. Com a missão de disseminar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), a FNQ decidiu inverter a sua lógica de atuação. “Por que não começamos da forma certa e incentivamos a formação de nossos profissionais?”, questiona o presidente executivo da Fundação, Jairo Martins.

Na foto, momento do pronunciamento de Jairo Martins no evento comemorativo do Dia Mundial da Qualidade em Novembro 2015, promovido pela Academia Brasileira da Qualidade – ABQ.

“Entendemos que começar certo é começar com muitas chances de sucesso. Um jovem empreendedor, com conhecimentos sobre gestão, por exemplo, tem melhores chances de se manter no mercado, construindo um País mais justo e produtivo”, afirma a coordenadora do Núcleo de Estudos e Conhecimento da FNQ, Giovana Salmazo Ribeiro.

É preciso olhar para o futuro, traçar um planejamento estratégico e compreender os cenários, as tendências de mercado e os seus efeitos sobre a organização a curto e longo prazos. Mas, para isso, é fundamental ter embasamentos teóricos e práticos para conduzir as tomadas de decisão.

Pensando nisso, a FNQ tem estabelecido parcerias com universidades para a realização de palestras e a inclusão de aulas extracurriculares voltadas para a disseminação de boas práticas de gestão e empreendedorismo. Mais além, a Fundação está formatando novos Núcleos de Estudos e Conhecimento com foco em startups e em empresas jovens.

“Este projeto destina-se ao jovem empreendedor que inicia sua vida profissional e tem interesse em aperfeiçoar sua gestão para trazer melhores resultados à sua organização”, pontua Giovana.

Para Jairo Martins, os alunos deveriam ser preparados para gerenciar negócios durante a sua formação acadêmica. “Ao nos aproximarmos das universidades, buscamos preencher uma lacuna no ensino de empreendedorismo e gestão”, reforça o executivo.

A Fundação coloca o seu modelo de gestão à disposição dos estudantes e oferece estímulo institucional aos projetos universitários por meio da orientação e do acompanhamento de seus especialistas. “O grande diferencial da FNQ é que tudo é baseado no MEG – modelo nacional e internacionalmente reconhecido pela sua abrangência e eficácia”, lembra o presidente.

GAF_2016.04.26_22h08m01s_002_

Fonte: FNQ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *