Os Dez Mandamentos de um Bom Coordenador de PROJETO

A concepção, aplicação e coordenação de um projeto é tarefa para um gestor com boa capacidade técnica e de liderança para que os resultados possam ser atingidos de forma satisfatória ou até mesmo ir além das expectativas iniciais.

Não importa o porte do projeto, o que é importante é saber os conceitos e significados.  O que é um projeto?

GAF_2016.06.12_21h13m00s_016_Projeto é um plano para a realização de um ato e também pode significar desígnio, intenção, esboço. Esta é uma palavra oriunda do termo em latim projectum que significa “algo lançado à frente”. Por esse motivo, projeto também pode ser uma redação provisória de uma medida qualquer que vai ser realizada no futuro.

Um projeto de lei é uma proposta apresentada para ser discutida e convertida em lei. Consiste em um texto que é escrito e que para se transformar em lei, depende de aprovação.

Um projeto pode ser um plano geral de uma determinada obra, e é constituído por um conjunto de documentos que contêm as instruções e determinações necessárias para definir a construção de um edifício ou outra obra. Um projeto consta de peças desenhadas, memória descritiva, medições, orçamento e caderno de encargos. Um projeto final de uma obra deve conter todos os documentos técnicos necessários para a construção de um edifício ou a execução de uma outra obra. (significados.com.br)

As melhores práticas de um bom projeto também podem ser aplicadas aos seguintes temas: Implantação da Qualidade Total, Preparação e certificação da ISO 9001/ISO 14001, Projeto 5S, Planejamento Estratégico, Sustentabilidade, Modernização Empresarial, Pesquisa e desenvolvimento, Projeto de Inovação, entre outros. Vamos aos 10 mandamentos de uma boa coordenação de Projeto:

  1. Ter visão do objetivo do grupo:

Saber em que direção deve caminhar o grupo. Que objetivos e metas deve alcançar. Manter constância de propósitos na busca dos objetivos e torná-los sempre claros para a equipe e parceiros. Lembrando: os objetivos são obrigatórios, mas os planos são flexíveis.

  1. Entender de metodologia:

Uma boa Metodologia de trabalho  faz com que o coordenador e os outros descubram as pistas concretas para chegar ao objetivo previsto.

É paciente. Entende que o processo de reflexão-ação, teoria-prática, é um processo lento.

IMG_4813Lembrando, MÉTODO vem do grego, META: direção e HODÓS: caminho.

  1. Saber conduzir e liderar uma reunião:

Nunca fazer uma reunião sem uma pauta prévia e pessoas selecionadas para participar ativamente e com eficácia.

Cuidar para o grupo não se desviar do tema.Ter a arte de fazer perguntas corretas para fazer com que todos possam falar e participar.  Saber manter-se em silêncio. Guarda seus “cartuchos” para concluir o assunto. Usar ferramentas importantes como planilhas, gráficos, informações técnicas e ferramentas de apresentação para melhor entendimento dos assuntos.

Deve-se anotar as decisões e ou encaminhamentos mais importantes (ata de reunião/registros), e em seguida formalizar as conclusões.

  1. Ser bom cobrador ou “controller”:

A cobrança desperta senso de responsabilidade. Faz o grupo levar a sério as decisões tomadas. A cobrança é o “C” do método PDCA (Plan, Do, Check, Action), e é vital para o sucesso dos planos e procedimentos estabelecidos. A atividade de controle deve e pode ser exercida com apoio de documentos e softwares especialistas para que a gestão seja bem exercida durante a execução do projeto e também na sua prestação de contas.

  1. Saber controlar o tempo:

Cronometrar o tempo para as diversas partes da reunião. Avançar no horário só com o pedido e a aprovação do grupo.

GAF_2016.06.12_21h11m48s_014_Dar exemplo de pontualidade e começar na hora marcada, mesmo com poucos membros. A insistência na pontualidade cria ambiente de seriedade e responsabilidade.

Problemas mais complexos devem ser resolvidos fora da reunião através de delegação da atividade, prazos e expectativas de solução. Recomenda-se o uso do método do 5W2H.

  1. Ter boa capacidade de organização:

Planejamento, acompanhamento e avaliação crítica. Nunca trabalhar sozinho, sempre em equipe: decisões devem ser tomadas em grupo e as funções devem ser distribuídas e cobradas ao longo do desenvolvimento do projeto (seja um mês ou alguns anos).  O coordenador deve se organizar o suficiente para manter a visão de curto, médio e longo prazos (e objetivos) sempre muito claras e objetivas para todos os envolvidos no projeto.

  1. Saber despertar novas lideranças:

O coordenador deve saber despertar novas lideranças. Ter capacidade de colocar as pessoas certas nos lugares certos.

Em vez de trabalhar por 10, fazer com que os 10 trabalhem. (Gestão de Pessoas)

  1. Dar testemunho de vida coerente:

O líder arrasta os outros mais pelos exemplos de vida do que pelos conhecimentos teóricos e práticos que possui. O coordenador líder é diferente daquele modelo de chefe que todos já conhecem do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

  1. Ter empatia:

Deve sentir quando alguém está sendo deixado de lado e não está participando. Deve ser sensível a tudo o que acontece no grupo. Os bate-papos fora das reuniões são muito importantes para isso. O coordenador, deve portanto, ser capaz de aglutinar e promover a sinergia entre as pessoas. Empatia é a capacidade do coordenador se colocar no lugar dos seus colaboradores e ver a situação do ponto de vista deles.

  1. Ser entusiasmado:

O entusiasmo é uma energia contagiante e traz consigo o DNA da vitória. Sem entusiasmo chegar ao objetivo é uma tarefa quase impossível. Invista nesta energia.

inspiração: pjcristo.com

 

Salvar

Um comentário em “Os Dez Mandamentos de um Bom Coordenador de PROJETO”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *