8 Lições de Akio Morita para empreendedores que buscam o sucesso

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O primeiro e grande impacto positivo aconteceu na leitura do belíssimo livro Made In Japan onde Akio Morita falava do ressurgimento do Japão do pós guerra e do empreendimento SONY. A narrativa de 1986 é profunda e ao mesmo tempo emocionante.

Os ensinamentos de Morita foram compartilhados para o mundo inteiro, onde o sucesso da empresa tornou-se uma dica pedagógica para muitos outros empreendimentos fossem industriais, de serviços e de organizações das mais variadas missões. Na época, ou seja, no final da década de 80 estávamos lutando arduamente para a consolidação da cultura, métodos e técnicas do Total Quality Control – TQC no ambiente da então Cia Siderúrgica de Tubarão, hoje Arcelor Mittal TubarGAF_2016.09.22_11h22m17s_003_ão e em várias ocasiões tivemos a oportunidade de debater as ideias contidas no livro e na formulação de estratégias internas de educação e treinamento para a Qualidade.

O texto que veremos a seguir vem de uma publicação brasileira mais recente e mostra que a formulação dos 8 pontos abaixo (assim como já vimos nos 14 pontos de Deming) não tem nenhuma perda com o decorrer do tempo, muito pelo contrário, estão totalmente alinhadas com os desafios do presente e do futuro próximo. Servem também como orientação aos novos empreendedores como base para o sucesso das ideias, projetos e empresas em meio à tantos desafios que ora se apresentam.

Vamos às 8 dicas do grande líder, Akio Morita:

Alguns ensinamentos de AKIO MORITA, cofundador da Sony, cujo sucesso empresarial foi baseado na tecnologia avançada e no prestígio da sua marca.

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  1. ACREDITAR – Acredite em si mesmo

Não deixe que as pessoas acabem com suas expectativas de como você deve agir. Akio rompeu com a tradição familiar para iniciar o seu negócio, sua família era uma das mais antigas e aristocrática produtora de saquê, e o resultado é uma das mais reconhecidas marcas na história.

  1. COMEÇAR PEQUENO – Comece pequeno, pense grande e aja rápido!

O investimento inicial para criar a Sony foi de 350 dólares. Sua sede: um edifício semidestruído pelos bombardeios da II Guerra Mundial. Morita recomenda: não se detenha pela falta de dinheiro ou aos presságios nefastos ao negócio: encontre sempre uma saída.

  1. MARCA – Escolha um bom nome

O nome original da Sony: Tokyo Tsushin Kabushiki Kaisha (Tokyo telecommunications Engineering Corporation). Demasiado longo para o ideário americano de quem pretendia inserir seus produtos no mercado. Rebatizou a empresa com uma combinação de sonus (som, em latim) e Sonny (um aparelho usual no EUA). Mais sonoro, mais claro e mais curto. Uma marca memorável, em diversas ocasiões, faz toda a diferença.

  1. INSTINTO – Confie no seu instinto

“Observe atentamente o modo como as pessoas vivem, obtenha um senso intuitivo do que elas podem e querem ter.” Um exemplo: Morita recusou-se a mudar o nome de Walkman para Soundabout, uma marca ainda reconhecível. Nem sempre a razão parte dos experts (aqui funcionou o instinto de Morita, profundamente envolvido com o seu projeto).

  1. RISCO – Não tenha medo de cometer erros

…mas não cometa o mesmo erro duas vezes. Quanto mais erros cometer, mais sábio será e, assim, acumulará mais experiências para romper novas fronteiras.

  1. QUALIDADE – Produza com qualidade e mantenha os clientes de olho no mercado.

“A publicidade e a promoção (propaganda e marketing) não sustentam um produto ruim ou inadequado”.

  1. INOVAÇÃO – Seja diferente, faça a diferença.

Apesar do fim da II Guerra Mundial ser recente (quando da implantação nos EUA), quando abriu a primeira loja da Sony no Estados Unidos, a entrada da mesma foi decorada com uma bandeira japonesa. O resultado? Comentários, expectativas e muitos jornalistas. A originalidade e os riscos produzem publicidade gratuita. Muitos não sabem, mas Akio foi um grande estrategista de Marketing.

  1. MERCADO – Crie seu mercado

O triunfo acontece especialmente em nichos onde não há concorrência estabelecida. Morita criou produtos para mercados inexistentes e que foi a chave para o seu sucesso: crie uma necessidade e satisfaça. Certa vez ele disse: a curiosidade é a chave para criatividade.

 

Fontes: Akio Morita, livro “Made In Japan” Editora Cultura, 1986,  e reportagem da Revista Venda Mais, Setembro 2013 – estrategiaempresarial.wordpress

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