Prepare-se! Papai Noel chegará com um saco de tributos.

O Papai Noel pode chegar com até 80% de impostos

Com o fim do ano, vêm muitas confraternizações e comemorações, mas quem pretende fazer a festa, mais uma vez, é o leão.

CEIA DE NATAL

Ele está de olho também a ceia de Natal. Conforme apurou  o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT, quem pretende reunir a família para o jantar natalino, vai pagar caro este ano, IMG_4860pois a fera deve abocanhar 29,32% do preço do peru, chester ou pernil, que serão destinados aos cofres públicos, nos âmbitos federal, estadual e municipal.

E a sanha por arrecadação não para por aí: outros produtos muito consumidos nas festividades de fim de ano, como, champagne ou o espumante (59,49%); panetone (34,63%), e nozes (36,45%), a tributação é ainda maior, e  os valores de venda já possuem os impostos embutidos nos preços dos produtos, portanto não tem como escapar.

PRESENTES DE NATAL

Os que pretendem presentear um amigo ou familiar, esses sim devem preparar o bolso, os tributos podem chegar a quase 80%, especialmente os itens de beleza como: perfume importado, 78,99% e maquiagem importada, 69,53%. Os queridinhos do momento são os produtos eletrônicos, nestes os impostos atingem  até 72,18% do valor do videogame, 39,12% no preço do Ipad e 33,80% do preço do telefone celular. Além do presente da criançada, nos quais, em geral, 39,70%  do valor vão para os cofres públicos.

Ainda os contribuintes que decidirem viajar, devem pagar 29,56% em impostos no preço da hospedagem em um hotel, e 22,32% das passagens áreas são encargos. Nestes tempos de crise, mesmo o contribuinte brasileiro que optar por apenas decorar sua casa não escapará da mordida do leão, pois a árvore de Natal é tributada em (39,23%); enfeites (48,02%), e presépio (35,93%).

O diretor regional do IBPT, em Vitória no Espírito Santo, Alexandre Fiorot, explica que mais uma vez, os brasileiros são prejudicados pela alta carga tributária, que impede que os consumidores comprem mais e melhor. “Os produtos importados, estão no topo da lista da tributação, seguidos dos eletrônicos, que de longe são os preferidos da população, e a principal razão dessa alta taxa é o Imposto de Importação, que dificulta as comemorações nesta data tão especial para todos nós”, afirma Fiorot.

Principais presentes e produtos consumidos no Natal:

GAF_2016.12.17_21h29m54s_020_GAF_2016.12.17_21h30m17s_021_

Fontes: Bruna Raicoski e o diretor regional do IBPT, Alexandre Fiorot.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *