MOTIVAÇÃO – buscando alternativas para tempos difíceis

Há momentos em que ficamos à deriva como uma nau sem rumo. As coisas ficam difusas e a animação some ou diminui. Para completar o quadro pessimista ainda vem a desconfiança e a tal da crise que teima em não desaparecer e no meio de tantas más notícias é preciso estar motivado para também motivar os seus colaboradores na organização. Esse é o papel do líder que tanto ressaltamos aqui no blog Gestão & Resultados.

Em meio à turbulência é necessário ter algo na manga da camisa para fazer a diferença e mudar o jogo da gestão eficaz – Focar em resultados pretendidos é uma boa saída. Vejamos o quadro a seguir que nos sugere uma equação simples e objetiva, importante para darmos um primeiro passo.

GAF_2017.02.28_18h41m31s_001_Há um pressuposto errôneo de que a motivação está sempre ligada com um ambiente alegre e festivo. Nem tanto, ou melhor faz parte, mas precisamos ainda mais. A verdadeira MOTIVAÇÃO é aquela sensação que cada um de nós sente quando há grande e boa expectativa em chegar ao trabalho para tocar aquela magnífica ideia e fazer acontecer, correto? Esse sentimento nós denominamos de MOTIVO. Precisamos de bons motivos ou boas causas, como podemos exemplificar na motivação de um grupo de amigos que atuam, por exemplo, na Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil – ACACCI, Vitória ES, liderada pela super motivada Marizilda Vairo. Trabalho magnífico e motivante de uma equipe super especial. Percebemos portanto, que além do MOTIVO precisamos da entrega, ou seja, da AÇÃO que resulta em algo concreto a partir do trabalho individual e também da equipe. É o que vemos na ACACCI com sua missão fantástica de mobilizar a sociedade para um motivo super especial – Combater o Câncer Infantil.

Aqui devemos novamente lembrar aquela citação famosa do video “A Visão do Futuro” de Joel Baker: “Uma visão sem ação não passa de um sonho. Ação (trabalho) sem visão é só um passatempo. Visão com ação (trabalho) podem mudar o mundo.”

Fica portanto nossa reflexão sobre o ambiente citado no início do nosso post, ou seja, em meio a tantas dificuldades é que vamos realmente precisar de bons líderes para motivar e produzir bons resultados para a organização e para o nosso país. Muitos falam apenas na visão defensiva de cortar custos, eliminar cargos, reduzir as compras, etc, mas o que precisamos mesmo é do líder que racionaliza o que precisa e melhora e inova os resultados da organização para a sociedade juntando a MOTIVAÇÃO com uma nova diretriz, a INOVA – AÇÃO!

Salvar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *