Excelência de Produção em 15 pontos fundamentais – A empresa World Class

Nosso foco na excelência está intimamente relacionado com uma série de experiências vivenciadas no meio industrial e também em outras situações onde a análise e melhoria da eficácia de processos determinavam resultados de produtividade. A produtividade deve ser vista na relação entre o aumento do valor agregado e inovação ao mercado/cliente e o custo para obter tais resultados. Quanto maior o valor e menor o custo, maior será a produtividade e condições plenas de competitividade. Vale para organizações privadas e públicas que tenham verdadeiramente o foco no cliente.

GAF_2017.05.19_22h40m53s_016_As considerações abaixo tratam especialmente de perdas ou desperdícios nas empresas, ou seja, poderosas dicas dos autores do livro Guia para a Excelência de Produção, importantes também em função do momento que o mundo e o Brasil passa em termos de crises econômicas, políticas e sociais.

Vamos ao texto: A excelência de produção está baseada nas noções de aperfeiçoamento contínuo (Kaizen), simplicidade e eliminação de desperdício. Desperdício é algo que não adiciona valor ao produto ou serviço.

Premissas da excelência de produção nas empresas

  1. A qualidade é vista como a satisfação das necessidades dos clientes. Esta é a orientação principal de todos os empregados.
  2. Há um compromisso predominante para reduzir a variação do processo. Controlar o processo é o caminho para assegurar a qualidade do produto. A inspeção está na origem. Inspeção, processos de produção e produto são projetados para serem altamente confiáveis.
  3. Espera-se que todos os empregados sejam solucionadores de problemas, isto é: a) identifiquem problemas e soluções alternativas, b) participem da implantação de melhoramentos, c) participem do estabelecimento de objetivos. Espera-se, também que haja comprometimento em desenvolver o pessoal e utilizar todo seu potencial.
  4. Todas as pessoas são informadas regularmente sobre as necessidades e a abordagem de seus concorrentes para satisfazer as necessidades dos clientes.
  5. Todos os locais de trabalho (incluindo o escritório) devem estar bem organizados; há um lugar para cada coisa e cada coisa está em seu devido lugar, limpa e pronta para ser usada. Aqui destacamos a importância no investimento no Projeto 5S – ou seja, praticar os sensos de Descarte/Utilização, Limpeza, Ordem/Organização, Higiene/Saúde e Auto Disciplina/Padronização.
  6. GAF_2017.05.25_21h08m19s_003_A redução do tempo de preparo das máquinas e equipamentos é um objetivo importante, porque aumenta a flexibilidade, reduz o ciclo de processamento e possibilita a produção de lotes muito pequenos, garantindo que os problemas de qualidade sejam detectados rapidamente.
  7. São utilizados ao máximo processos em células com enfoque no produto, tanto no escritório quanto na fábrica.
  8. O estoque é agressivamente reduzido para revelar problemas. Estoques altos encobrem imperfeições e o mal planejamento, ou a falta dele.
  9. A manutenção preventiva é rigorosamente empregada, envolvendo todos os empregados, e é considerada um meio para aumentar a compreensão do processo e reduzir os custos de forma sistêmica evitando quebras e paradas não programadas.
  10. Os fluxos administrativos e da fábrica são balanceados ao máximo. O ideal é que as necessidades de um dia de qualquer item sejam executadas diariamente. A finalidade é adequar a produção diária à demanda diária do cliente.
  11. Os produtos são planejados com a facilidade de produção, o meio ambiente e a segurança em mente. Ajusta-se neste item o estudo e aplicação dos 10 pilares das empresas WCM inspiradas no Sistema Toyota de Produção:
  12. Os layouts da fábrica e do escritório devem ser os mais compactos e eficientes possíveis, para assegurar baixo estoque, numa condição que promove produtividade e qualidade, e também para facilitar o controle pela visão dos processos.
  13. Em termos práticos, deve ser desenvolvida uma rede altamente integrada com fornecedores e GAF_2017.05.24_19h58m33s_001_clientes. Os fornecedores são vistos e se veem como sócios do negócio. Existe um compromisso mútuo de longo prazo entre fornecedores e clientes.
  14. Um objetivo máximo é executar tudo sob encomenda. Para esta finalidade, os sistemas de controle da produção devem evoluir ao máximo, dos complexos sistemas push para os mais simples sistemas pull. (Produção Puxada)
  15. A recompensa da gerência está fortemente baseada sobre o índice de aperfeiçoamento e sua contribuição ao grau de envolvimento dos empregados. O número de ideias criado por todos os empregados e a porcentagem implantada são medidas importantes neste aspecto.

Fonte – Guia para Excelência de Produção, Ernest C. Huge E Alan D. Anderson, Atlas Editora e anotações de aula do curso de Pós Graduação WEG, WCM – World Class Manufacturing – Ferreira, Getulio

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