5 de Junho – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – Mobilize-se!

SOBRE O 5 DE JUNHO

GAF_2017.06.03_22h02m38s_001_

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. É comemorado em 05 de junho justamente para coincidir com a data da realização dessa conferência.

Durante esse encontro, que ficou conhecido como Conferência de Estocolmo, foram estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo planeta. A importância de que cada país construísse um arcabouço legal próprio, voltado para a preservação do meio ambiente, também ficou clara no evento.

Diretriz esta que foi incorporada à Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a qual dedicou um capítulo inteiro ao Meio Ambiente, e sabiamente estabeleceu, em seu Art. 225, que: “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações”. Fonte: IUS NATURA

Nossa abordagem se traduz num pedido à mobilização das pessoas frente ao desafio das questões simples que envolvem o meio ambiente. O desastre recente, que vai completar 2 anos em Novembro na barragem de minérios da empresa Samarco na região de Mariana/Ouro Preto nos mostra o quanto é importante cuidar dos nossos recursos naturais. Começamos então, a partir da tragédia, a dar valor ao que realmente importa: Nossas vidas e o nosso meio ambiente. Passando pelo vale do Rio Doce e suas comunidades ribeirinhas dá para perceber uma nova visão sobre o uso da água. Essa mesma água que é desperdiçada em todo o país em proporções alarmantes. Em alguns estados do norte e nordeste a perda pode ultrapassar o volume de 50% da água produzida, tratada e distribuída.

Cuidar de nossas florestas, combater as queimadas, investir no plantio de árvores nas cidades e no campo, recuperar e preservar as nascentes, reduzir o consumo de combustíveis fósseis e investir nas novas formas de energia, seja a eólica ou pelas células fotovoltaicas, reduzir o uso de embalagens, economizar na energia residencial ou empresarial, reduzir as perdas industriais e também as perdas no agronegócio onde alguns produtos chegam a mais de 30%, exatamente no país que ainda sofre com a fome de milhares de pessoas que vivem em estado de profunda pobreza, entre outras ações que dependem do sistema como um todo mas também de cada um de nós.

Neste dia 5 de Junho de 2017 fica o alerta para a necessária melhoria da nossa gestão em todos os sentidos. Nossa inteligência deve ser capaz de atuar no sentido de promover a Inovação, Qualidade intrínseca e ambiental e promover a sustentabilidade em todas as suas dimensões básicas: Social, Econômico e o Ecológico entre outras dimensões acessórias.

Reúna sua equipe, promova uma sessão criativa de ideias e monte um plano na sua empresa, em casa, no bairro, no clube, enfim, coloque em prática as ideias, mesmo que sejam simples. Dezenas de ideias simples de milhões de pessoas podem ajudar a mudar nosso mundo para melhor.

GAF_2017.06.03_22h04m50s_002_

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *