O GRANDE ENCONTRO – Minas movimenta o Brasil pela Qualidade.

 

Em momento de cenário delicado da economia e política brasileira, evento nacional traz esperança e gera motivação em profissionais e equipes em prol da excelência e da qualidade

Estivemos lá representando a UNIÃO BRASILEIRA PARA A QUALIDADE E INOVAÇÃO DO ES, e também a FEST e a Academia Brasileira da Qualidade – ABQ. Foi um momento inesquecível, pois conforme já sabemos e estamos vivenciando, o nosso Brasil vive um momento de tristeza e frustração com seus dirigentes políticos e baixo desempenho nos indicadores fundamentais da produtividade e competitividade. Neste cenário o GRANDE ENCONTRO vem e dá novas esperanças através de pessoas altamente comprometidas e empresas que acreditam na Qualidade, Inovação e competência para virar o jogo.

O texto a seguir está no site da UBQ e aproveitamos a bela reportagem para compartilhar com nossos leitores aqui do Gestão & Resultados, agradecendo antecipadamente a Gerente da UBQ, Valéria e sua fiel escudeira, Fátima, devidamente homenageadas no final do evento pela presidente da UBQ com placas de reconhecimento ao mérito e esforço contínuo pela promoção da Qualidade em mais de 2 décadas.

O GRANDE ENCONTRO

GAF_2017.07.02_11h11m01s_011_Nos dias 27 e 28 de Junho, Belo Horizonte se tornou a capital nacional da qualidade! A UBQ – União Brasileira para a Qualidade, fiel à sua missão de “contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, das organizações e das pessoas por meio do debate de ideias e da difusão de conceitos e das práticas da gestão da qualidade”, realizou o GRANDE ENCONTRO – EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE 2017.

Em sua 6ª edição, o Encontro que ganhou tradição e é esperado anualmente reuniu, centenas de profissionais de todo o Brasil em prol da excelência. Neste ano, o local escolhido foi o Cine Theatro Brasil Vallourec, antigo cinema da cidade que recentemente foi completamente reformado e é ponto histórico, muito conhecido e estrategicamente localizado, bem no centro da capital mineira.

Unindo três eventos da UBQ em um só – “VIII Convenção Brasileira de Lean”, “XII Convenção de Grupos de Melhoria Contínua” e “XXVI Convenção de Círculos de Controle de Qualidade” – O GRANDE ENCONTRO marcou significativamente e positivamente os participantes que prestigiaram as apresentações de alto nível, renovando a esperança e motivação em cada um deles.

Durante os dois dias de apresentações, o cenário delicado por qual passa a economia e a política brasileira ficou de lado! Num clima de criatividade, entusiasmo, comprometimento e emoção, o evento reuniu as equipes de organizações de segmentos variados que utilizam ferramentas e metodologias da Qualidade (Lean, Melhoria Contínua e Círculos de Controle da Qualidade) em seus processos e serviços, obtendo excelentes resultados e solucionando problemas cotidianos no ambiente de trabalho.

GAF_2017.07.02_10h42m48s_007_

Equipes de profissionais de organizações de segmentos totalmente diversos, como Anglo American, Aperam, CBMM, Cenibra, Dana Indústrias, Gerdau, Grupo Moura, Guarani, Hospital Madre Teresa, Intercement, Mineração Rio do Norte, Pif Paf Alimentos, SulAmérica Odonto, Tereos, Toshiba, Vale, Vallourec, Vercon Industrial e VLI fizeram do evento uma oportunidade maravilhosa de troca de conhecimento e experiências de sucesso.

“Sabemos que a troca de experiências é uma das principais fontes de inspiração e obtenção de conhecimento, que possibilita geração de valor adicionado às rotinas, bem como evolução profissional, seja acadêmica ou empresarial. A UBQ acredita que o encontro com boas ideias, cases de sucesso e conhecimento pode ajudar a mover projetos e carreiras para frente. A presença dos colaboradores, profissionais, fornecedores, acadêmicos, entidades, empreendedores ou executivos em um ambiente propício e focado ao desenvolvimento de práticas da gestão da qualidade é uma fonte de informação avançada, conhecimento e networking, que resulta na troca intensa de valor entre todos os envolvidos. Tudo isso é muito gratificante e é a nossa maior motivação ao organizarmos anualmente O GRANDE ENCONTRO”, explica Silvana Rizzioli, presidente da UBQ.

PALESTRA DE ABERTURA

O Presidente de Desenvolvimento para América Latina da Fiat Chrysler Automóveis, Cledorvino Belini, abriu O GRANDE ENCONTRO 2017 com uma palestra inspiradora, sobre o tema “SEM MEDO DO FUTURO”, que instigou e motivou a toda a plateia.

A escolha de Belini não foi por menos. Ele é um profissional exemplar e líder admirável. Com uma carreira brilhante é hoje o responsável por representar a Fiat Chrysler em todas as relações com governos e instituições da América Latina e responde diretamente ao CEO mundial da FCA, Sergio Marchionne. Muito ele tem a ensinar e trocar com suas histórias de vida profissional. Durante a sua palestra, relatou situações motivadoras e inspiradoras de desafios e sucessos em diferentes momentos da economia brasileira, mostrando que não podemos nos deixar levar apenas pelo aspecto negativo da crise, buscando focar em soluções criativas, pois as crises sempre vêm e vão.

PRIMEIRO DIA: FOCO NA UTILIZAÇÃO DO LEAN

No primeiro dia, durante a VII Convenção Brasileira de Lean, se apresentaram:

Hospital Madre Teresa: Projeto Desenvolvendo Kaizens em tempos de crise

Vallourec: Projeto GMCi – Melhoria no Processo de Despacho de Produtos Aprovados

Guarani: Projeto Redução das Perdas na Refinaria

CBMM: Projeto Redução de Setup para Troca de Telas das Peneiras da Britagem do Ferronióbio

SulAmérica: Projeto Pagar certo na hora certa – Satisfação do Prestador

VLI Logística: Projeto Totem – Uma Solução de Alto Impacto

Vale: Projeto Solução X – Tempo Elevado para Sacar e Montar Pinos do Pistão de Estacionamento dos Conjuntos de Freios

Gerdau: Projeto  Aumento do OEE na Laminação de Fio Máquina

 

GAF_2017.07.02_11h09m42s_010_SEGUNDO DIA COM SOMA DE GMC + CCQ

O segundo dia de O GRANDE ENCONTRO foi aberto com a palestra de Neuza Chaves, Senior Advisor da FALCONI. O tema proposto por Neuza foi # REVELADOS PELO MÉRITO, mostrando a importância de se reconhecer os colaboradores para o sucesso das equipes.

Na sequência à instigante palestra de Neuza, a programação seguiu com a XII CONVENÇÃO DE GRUPOS DE MELHORIA CONTÍNUA (GMC) e XXVI CONVENÇÃO DE CÍRCULOS DE CONTROLE DA QUALIDADE (CCQ). Durante a manhã e tarde da quarta-feira, 28 de junho de 2017, foram apresentados:

GAF_2017.07.02_11h09m09s_009_VLI: Projeto CCQ | Reaproveitamento de Água da Lavagem dos Filtros ETA

Grupo Moura: Projeto GMC | Aplicação de Metodologia Professional Maintenance na Redução do Número de Quebras de um Equipamento Gargalo

Dana Indústrias: Projeto CCQ | Quebra do Alojamento do Batente na Matriz Final da Recalcadora

Tereos: Projeto GMC | Melhoria nos Índices de Granulometria de Açúcar VHP

Mineração Rio do Norte: Projeto CCQ | Otimizar Operação da Filtragem de Correia

Dana Indústrias: Projeto GMC | Aumento da Eficiência em uma Máquina Gargalo

Vercon Industrial: Projeto CCQ | Identidade da Matéria Prima

Intercement: Projeto GMC | PDCA de Fiabilidade do Forno

Pif Paf Alimentos: Projeto CCQ | Menos é mais

Anglo American: Projeto GMC | Desenvolvimento de Reagentes para Limpeza de Filtros Cerâmicos na Mineração de Ferro

Aperam: Projeto CCQ | Sem Queda – Içamento Seguro

Toshiba: Projeto GMC | Reestruturação do Sistema de Embalagens de Transformadores e suas Partes

Cenibra: Projeto CCQ | Otimização no Processo de Abastecimento do Herbicida

Gerdau: Projeto GMC | Reduzir a % de Interrupção de Manutenção da Aciaria da Gerdau de Barão de Cocais

Vale: Projeto CCQ | Super Ohm e a Liga da Justiça em Busca do Nível Seguro. (Mitigação e Controle dos Riscos na Manutenção dos Medidores de Nível dos Silos de Minério em VGR1)

Vallourec: Projeto GMC | Redução do consumo de energia térmica dos fornos no RK

Vale: Projeto GMC | Redução de Paradas das Bombas de Reclassificação

BMM: Projeto GMC | Redução do Descarte de Latas no Sistema de Embalagem de Ferronióbio

VLI: Projeto GMC | Estoque de Linha de Manutenção

ENCERRAMENTO

Ao final do evento, a Superintendente Geral do Projeto Querubins, Magda Coutinho, contou sua emocionante história que iniciaria um projeto transformador de cidadãos. Trata-se da Associação Querubins, uma entidade sem fins lucrativos que atua há 21 anos com foco no desenvolvimento de crianças e jovens através da arte. Durante sua palestra, Magda mostrou que é possível transformar um momento difícil em algo muito positivo. Após a palestra, em clima de muita emoção, com sentimento de missão cumprida e embalados pelo som dos tambores dos Querubins, foi revelada a colocação dos premiados. Todas as equipes são vencedoras por trabalharem com entusiasmo, satisfação e em um ambiente colaborativo onde todos se unem por um mesmo ideal!

GAF_2017.07.02_11h28m23s_014_

Fonte: ubq.org.br

Nossos parabéns e agradecimentos à Silvana Rizzioli, presidente da UBQ e sua dedicada diretoria  por este grande evento de alcance nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *