GESTÃO EFICAZ – a boa prática para a melhoria da produtividade

Passamos por momentos críticos no nosso país em função das crises políticas, aumento na taxa de desemprego, queda no índice do confiança do empresário brasileiro, além de vários outros indicadores, entre eles o índice de competitividade mundial onde os números e ranking negativo nos traz tristeza e vergonha.

O fato é que existe solução a partir do núcleo do sistema empresarial que conjuga os vários setores estratégicos do país e tem “segurado a barra” como se diz no jargão popular. Acreditamos a partir das nossas experiências reais nas boas empresas e até mesmo algumas organizações públicas que uma boa gestão é o fundamento para melhores resultados e crescimento/melhoria dos nossos indicadores fundamentais.

Nesta oportunidade estamos revisitando algumas experiências do passado recente que podem trazer esperança real de bons resultados – Veja a seguir nossas ideias traduzidas em quadros inspiradores à gestão eficaz.

GAF_2017.07.16_19h12m27s_024_Este quadro das Regras Fundamentais da Gestão Eficaz está dividido em 2 pontos que se complementam e trazem para os gestores líderes (não chefes) um pequeno roteiro com base no comportamento focado nos resultados no puro e eficiente estilo do PDCA + Inovação.

A gestão do tempo e qualidade da delegação e decisões são destaques neste quadro. Vamos agora ao segundo quadro:

GAF_2017.07.16_19h13m38s_025_Este item 3 dos 4 previstos tem como inspiração o Filme “O Gerente Desorganizado” de Joel Baker (Siamar) e também publicações na área da Qualidade e Inovação onde separamos na coluna à esquerda tudo o fluxo que conduz ao gerenciamento da rotina e na coluna à direita o fluxo que nos leva às melhorias e Inovação. Se o primeiro fluxo nos garante a estabilidade ou sobrevivência o segundo fluxo nos leva a liderança de mercado.

Importante salientar que se não há uma boa gestão da rotina fatalmente não teremos tempo para investir nas melhorias e diferenciação pela inovação em toda a empresa, concorda? Um bom gerenciamento da rotina do dia a dia é o ponto crucial do modelo geral da gestão eficaz.

GAF_2017.07.16_19h14m30s_026_Fechamos o post com os conselhos de Jack Welch, o grande executivo que revolucionou a GE com seus métodos de liderança e também com técnicas avançadas de gestão empresarial que deram ao mesmo o título de Executivo do Século.

Vale a pena pensarmos na possibilidade concreta de adotarmos estas recomendações nas empresas, órgãos públicos, governos, enfim em todo o tipo de organização que possa contribuir para uma verdadeira mudança de mentalidades nesse nosso país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *