Empreender com Melhoria Contínua e Inovação

20171211_202752Na foto o registro da última etapa de 2017 do projeto Seminários de Empreendedorismo e Governança Corporativa, focado nos alunos dos últimos anos das engenharias, coordenado pelo Prof. Herbert Carneiro do Departamento de Engenharia da Produção – CT – UFES, com o apoio da Fundação Espírito-santense de Tecnologia – FEST, União Brasileira para a Qualidade e Inovação – UBQI e também da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ, representada pelo acadêmico Getulio A. Ferreira

Na imagem temos o Grupo de CCQ da VALE, denominado DELTA, com seus integrantes e o gerente Sérgio. Na penúltima posição o nosso palestrante Mateus Simões – Diretor do SENAI – FINDES que abrilhantou o evento com uma fantástica palestra que abordou o tema da Inovação e o empreendedorismo. Como convidado especial, ao centro, o nosso amigo e parceiro das causas da Qualidade, Celso R. Souza, ex funcionário da VALE e atual Diretor Financeiro da UBQI-ES e o grande mentor do projeto, Prof. Herbert.

O grupo DELTA, Primeiro lugar na categoria Segurança e Saúde de recente concurso realizado nas dependências da VALE, apresentou um belo trabalho onde foi criado um dispositivo inovador de extração de grampos de fixação de trilhos que é utilizado não somente no complexo de Tubarão mas também em toda a extensão da Vitória a Minas. O trabalho implantado melhorou significativamente as condições de trabalho sob o ponto de vista da ergonomia reduzindo a exposição ao esforço e também a carga de trabalho. Segundo membros do grupo o dispositivo em questão já foi formalizado em termos de solicitação de patente. Uma grande vitória dos CCQ’s da VALE que só no ambiente da estrada conta com mais de 100 grupos atuando.

GAF_2017.12.12_22h46m19s_002_Nosso convidado, Mateus Simões, engenheiro eletricista formado pela UFES com várias outras especialidades nas áreas de engenharia e inovação adicionadas ao seu extenso currículo abordou o ambiente da inovação na indústria nesta oportunidade em que assume a Diretoria do SENAI ES, convidado pelo recém empossado presidente da FINDES, Leonardo de Castro.

Para Mateus o desafio está posto, ou seja, impulsionar, preparar e motivar as indústrias para ir além da produção de rotina com produtos de alto valor agregado e diferencial competitivo.

O ambiente competitivo mostra claramente que os países de melhor desempenho estão no grupo que se investe em Inovação de forma sistemática e contínua.

Temos alguns desafios a vencer onde se destacam os pilares de apoio à indústria formados pela Educação (onde precisamos melhorar nossa posição no ranking mundial, urgentemente), a Tecnologia (capacidade e competência para produzir produtos e serviços), e a Inovação (Pesquisa Aplicada). A conjugação dos esforços dos 3 pilares citados é que nos leva a um nível ótimo de competitividade no nível mundial de excelência.

GAF_2017.12.12_22h52m38s_003_

Mateus ao final citou o novo edital da FUNDAÇÃO RENOVA em parceria com o SENAI MG e SENAI ES que destina recursos para Startups e Pequenas empresas com participação do SEBRAE para o projeto denominado Desafio Fundação Renova, Sustentabilidade e Reconstrução.

Veja informações detalhadas no link: https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/edital-de-inovacao-para-industria/categorias/categoriac/

Em nome do Centro Tecnológico da UFES/Prof. Herbert, os nossos agradecimentos aos palestrantes e esperamos contar com vocês em 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *