Notícias na área de Ciência, Tecnologia e Inovação – Confira!

As notícias a seguir fazem parte de pesquisa semanal da Fundação Espírito santense de Tecnologia – FEST – Fundação de Apoio à Universidade Federal do ES,  especialmente do seu boletim semanal no. 129.

INVESTIMENTOS EM PD&I

A Finep e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovaram investimento de mais de R$ 1,4 bilhão em pesquisas, desenvolvimento e inovação na área de mineração e transformação mineral. Os projetos foram selecionados no âmbito do edital Inova Mineral – segunda rodada. Ao todo, foram escolhidas 19 propostas, de um total de 50 inscritas. A demanda superou a primeira etapa da chamada, quando foram recebidas 42 propostas – das quais 24 foram aprovadas, com R$ 737 milhões em investimentos previstos.

Veja mais: https://www.finep.gov.br/noticias/todas-noticias/5597-finep-e-bndes-vao-financiar-projetos-de-inovacao-no-setor-mineral-no-valor-de-r-1-4-bi

Fonte: FINEP

INTERNET PARA TODOS

Municípios que não possuem banda larga já podem se inscrever no programa A realidade dos capixabas que residem em cidades que não possuem banda larga pode mudar. O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, anunciou na tarde desta quinta-feira (1º) a chegada do Programa Internet Para Todos no Espírito Santo. A solenidade aconteceu no Palácio Anchieta e contou com a presença de prefeitos capixabas interessados no programa, do governador do Estado, além de outras autoridades.

Veja mais: https://secti.es.gov.br/Not%C3%ADcia/programa-internet-para-todos-do-governo-federal-chega-ao-es

Fonte: SECTI

PREVISÕES PARA INDUSTRIA EM 2018

Neste ano, a economia brasileira consolidará a trajetória de crescimento iniciada em 2017. A indústria crescerá 3% e as empresas aumentarão a oferta de vagas para os trabalhadores. As previsões estão na edição especial do Informe Conjuntural da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Conforme as estimativas, a inflação continuará baixa, abrindo caminho para uma nova redução dos juros.

Veja mais: https://www.portaldaindustria.com.br/agenciacni/noticias/2018/01/7-previsoes-da-industria-para-a-economia-brasileira-em-2018/

Fonte: CNI

BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO

Até o dia 23 de fevereiro, as coordenações de Programas de Pós-graduação (PPG’s), vinculadas à Instituições de Ensino Superior e/ou pesquisas, públicas ou privadas sem fins lucrativos de todo o Estado, podem submeter propostas para pleitear cotas de bolsas de mestrado acadêmico e doutorado junto à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), do Governo do Estado

Veja mais: https://fapes.es.gov.br/Not%C3%ADcia/governo-do-estado-lanca-edital-com-140-bolsas-de-mestrado-e-doutorado

Fonte: FAPES

SAIU O DECRETO DO MARCO LEGAL DA CT& INOVAÇÃO!!!

Foi publicado, ontem, 08/02,  no Diário Oficial o Decreto 9283/2018 que regulamenta o Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Desde janeiro de 2016 o CONFIES (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica) empenha-se em sua elaboração junto à SBPC, ABC, Andifes entre outras entidades.

O Decreto foi assinado pelo Presidente da República no Palácio do Planalto, em Brasília/DF nesta data.

Confira a íntegra do Decreto 9283/2018:

https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=356483

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *