Do Embromation System para a Alta Performance – Liderança já!

Hoje as nossas ideias e reflexões são direcionadas ao modo de gestão na comparação entre CHEFE X LÍDER. Inevitável a nossa observação sobre uma particular situação onde o gerente tradicional, se perde em meio às urgências e estratégias. O caso é sério e merece um aprofundamento. Vamos incluir já no início do nosso artigo uma figura emblemática, ou seja, do Gerente Don Pepino, inspirado nos bons tempos da implantação e início de operação da então, Cia Siderúrgica de Tubarão, onde passamos bons momentos na discussão sobre a atuação do sistema gerencial como um todo e sobretudo sobre a gestão da manutenção da empresa e suas consequências na busca da produtividade global.

A inspiração vem da prática real de alguns chefes (não gerentes) e que determinaram a construção desta interessante figura, do Gerente Don Pepino, que atua preferencialmente nas urgências e não tem tempo e nem disposição para atuar nas coisas IMPORTANTES.

A figura sugere a brincadeira do Embromation System, ou seja, o modo de chefiar (não liderar) baseado na embromação, postergação e soluções do tipo “gambiarra”.

A mudança para um novo estilo vai depender de uma formação de liderança onde o Planejamento, a Qualidade e Inovação, a Organização com apoio do projeto 5S, Eficácia e tempo para Pensar sejam fatores determinantes para a mudança do paradigma da gestão nas organizações.

O desafio para chegarmos a um novo estilo de gestão passa pela comodidade do modelo antigo onde os “chefes” tem até mesmo algum tipo de satisfação quando se consideram insubstituíveis e “donos do pedaço”. Esta falsa sensação de liderança e produtividade pode levar o departamento, diretoria, ou até mesmo a empresa para uma situação indesejável com resultados ruins e preocupantes.

Elimine a Embromação e parta para resultados efetivos na organização e não deixe se enganar pelos falsos lideres, que na verdade são apenas velhos chefes de estruturas obsoletas e antigas. Fique de olho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *