Pontualidade é prova real de Qualidade em tudo que se faz!

Assistindo um programa jornalístico na TV ouço do repórter ao longo da sua narrativa que em Londres construia-se uma via férrea subterrânea numa espetacular obra de engenharia (este era o foco da reportagem), e que tudo levava a crer que, de acordo com a cultura britânica aquela obra seria entregue no prazo – aí vem uma inveja tipicamente brasileira.

Mudando de ambiente. Final da década de 90 estávamos na segunda viagem técnica ao Japão cujo objetivo era demonstrar aos líderes, alta gerência da Kawasaki Steel Co. – KSC, os avanços da implantação do Total Quality Control na então Cia. Siderúrgica de Tubarão, hoje ArcelorMittal. Os deslocamentos eram de trem, o famoso Shinkansen (trem bala japonês). Os percursos estavam, em várias ocasiões, cobrindo Tokyo, Mizushyma, Chiba e Kobe, entre outras cidades alternando visitas industriais, reuniões, treinamentos e apresentações de trabalhos na área da Qualidade. Tudo isto ocorreu durante um período de 30 dias aproximadamente. Tempo médio de atraso: Zero! É isso mesmo! Se bem que não tivemos nenhuma emergência em termos de terremoto e ou qualquer outra ocorrência típica do país.  Não podemos esquecer da velocidade do tempo de recuperação da infraestrutura próxima ao desastre de Fukushima, em muitas regiões atingidas pelo terremoto seguido de tsunami, a eficiência dos japoneses foi comprovada: pontes, estradas, escolas, mercados e outras estruturas danificadas foram reconstruídas em tempo recorde.

Em resumo: Tanto os japoneses como os ingleses, nos casos relatados mostram de forma contundente a importância de cumprimento de prazos e de uma simples pontualidade nos compromissos. Podemos dizer então que PONTUALIDADE É QUALIDADE, portanto também significa, PRODUTIVIDADE, COMPETITIVIDADE e Sucesso empresarial.

O descompromisso com a pontualidade nos faz menos confiáveis e produtivos. Cria-se um ambiente de desconfiança e relaxamento em relação aos outros indicadores de avaliação dos processos.

Dada a importância do tema repasso neste post um quadro antigo, bastante usado em nossos treinamentos sobre Qualidade Total e gerenciamento de Indicadores da Qualidade: As 12 Regras Fundamentais para o Gerenciamento Eficaz do Tempo – este quadro está intimamente ligado a sua produtividade pessoal e estilo pragmático de trabalho e foco em resultados.

Experimente mudar o paradigma do relaxamento e pratique estas 12 simples regras – Os resultados virão a seguir. E finalizando, lembre-se que TEMPO não é dinheiro, TEMPO é vida. TEMPO desperdiçado é vida que se perde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *