Gerenciamento via PDCA – a eficácia na gestão.

O livro GERENCIAMENTO DE PROJETOS COM PDCA, de Guilherme Calôba e Mario Klaes (Alta Books) traz ao leitor uma visão geral do método PDCA com excelente foco no Gerenciamento de Indicadores e sua relação com o Planejamento e Projetos.

A escolha não poderia ser mais feliz, pois, como diz o  nosso guru de gestão, Prof. Falconi: “sem medição não há gestão”. Mas poderíamos também lembrar do antigo filósofo italiano: “A vida, sem uma meta, é completamente vazia” – Sêneca, filósofo italiano.

O método PDCA é simples na sua concepção (Ver Shewhart, Deming e Juran) mas nos remete a um comportamento que combina disciplina e também a Inovação. Quando os especialistas falam em “rodar o PDCA” eles estão sugerindo que os padrões, procedimentos e até mesmo projetos sejam melhorados a cada ciclo – conceito de melhoria contínua ou Kaizen.

Steve Jobs, no capítulo RENASCIMENTO do  livro “O que Steve Jobs faria” de Peter Sander (Universo dos Livros) cita na introdução do capítulo: “Acho que se você faz algo e isso é muito bom, você seguir em frente e fazer outra coisa maravilhosa, e não se debruçar sobre a mesma coisa por muito tempo. É preciso apenas descobrir o que virá em seguida” Steve Jobs, NBC Nightly News, 2006.

O que Jobs quis dizer? Cuidado em permanecer no P, imutável, do PDCA, procure a inovação a cada ciclo sob o risco de ter o método estático, embora eficiente. A questão que fica é sair do eficiente e buscar o eficaz com diferencial que o mercado (ou processos internos da empresa) reconheça.

Em suma, na formulação de novos processos podemos começar a girar o método a partir da C – Control, onde o sistema de indicadores irá fornecer informações para o desenho de processos e formulação de padrões eficazes – seria então, o CAPD, concorda?

A revisão de processos e procedimentos, treinamentos sobre o que deve e como deve ser feito, execução com o “controle in process”, a gestão dos indicadores fundamentais – Control, e em seguida a ação no sistema para efeito de garantir resultados ou promover inovações, constitui excelente roteiro para a melhoria da Qualidade, Produtividade e Competitividade de empresas e organizações dos vários setores possíveis.

Agora a prova definitiva: Implante o PDCA na sua empresa e os resultados virão com objetivos e metas claras e compartilhadas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *