O fator Gerencial como base para resultados de produtividade

Não temos como desconhecer as dificuldades e suas reais causas na obtenção de bons resultados, seja na empresa ou no governo. Muitos políticos consideram que as técnicas, métodos e ferramentas de gestão são exclusivas do sistema empresarial – Grande engano! Como podemos admitir que um sistema complexo de um governo – federal, estadual ou municipal, possa continuar sua busca por resultados sem considerar objetivos, metas, planejamento, projetos, treinamento de pessoal, boas práticas, controles eficientes, inovação… dentro muitas outras oportunidades?

Voltamos com nosso quadro resumo sobre a GESTÃO EFICAZ como base para a Qualidade na Gestão denominada também como A ARTE DE GERENCIAR para a obtenção de ótimos resultados EM QUALQUER AMBIENTE.

Esse é o nosso tradicional “Quadro/Receita” com 8 etapas das boas práticas de gestão que funcionam para quaisquer tipos de organização.  Tais etapas tem sido comentadas e detalhadas em nossas palestras pelo Brasil inteiro, e de uma forma geral bem entendidas pelos líderes que almejam a mudança de suas organizações com objetivos de um bom gerenciamento da rotina como base para sonhos mais altos na inovação/diferenciação e resultados exponenciais.

As etapas em si, são auto explicativas e de fácil entendimento e não tão fácil implantação, devido principalmente ao fato de que “Tudo vem das Pessoas” (Tom Peters). Liderar pessoas para a aplicação e aprimoramento das organizações através das 8 etapas aqui sugeridas não é uma tarefa fácil, depende de permanente investimentos em Educação e Treinamento. Em tempo: As melhores empresas para se trabalhar tem indicadores de horas de treinamentos por pessoa e por ano superiores a 120. Sua empresa, como está?

Nota-se claramente na nossa “receita” de sucesso, a presença do PDCA (Plan, Do, Check, Action) no seu DNA, ou seja, o método de gestão que teve em Dr. W. Edwards Deming seu grande propagador, é fundamental para a organização e prática da gestão focada em resultados.

É interessante também notar que o conceito e prática da Delegação está presente em todo o contexto do método que estamos apresentando valorizando sobremaneira a figura do líder que busca seguidores e forma verdadeiros comandantes de uma nova ordem gerencial.

Do nosso livro (já esgotado na Qualitymark) Gestão Pela Qualidade Sem Dor de Cabeça, vem uma reflexão simples e objetiva: “Tenha preparo físico e mental se deseja ser competitivo. A criatividade sozinha não ajuda muito” – Vamos à luta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *