Semana do Meio Ambiente – dicas da AKATU

O Instituto AKATU vem ao longo dos anos prestando um grande serviço às causas ambientais. Nesta oportunidade o Instituto recomenda uma série de situações onde se busca o reaproveitamento da água em casa. Estas dicas servem tanto para nossos estados onde o precioso líquido é raro como também no restante do país onde o clima já não colabora como no passado. A preocupação e luta pela água de qualidade é de todos nós. Vamos às dicas AKATU:

  • Use a água do aquário para regar as plantas. Ela é rica em nitrogênio, fósforo e potássio, que fortalecem as plantas, agindo como fertilizantes. Mas lembre-se: as plantas não se dão bem com água salgada ou com controle de PH. E se ela estiver muito suja no aquário, utilize só um pouco da água misturada com água limpa.
  • Seu chuveiro tem aquecimento a gás? Use um balde para coletar a água limpa que ainda não chegou à temperatura ideal para o seu banho. Colete também a água que respinga enquanto você toma banho de chuveiro. Essa água pode ser reutilizada para dar descargas, lavar o próprio banheiro ou as áreas externas, como quintais e varandas. Você pode também coletar a água que usar para lavar as mãos com um pequeno recipiente e acumular o líquido em um balde, para usar para dar descargas.
  • Colete a água da chuva, mas não a beba. Construir uma cisterna em casa ou usar algum recipiente para coletar a água da chuva é uma ótima dica para economizar água. É importante que recipiente esteja bem tampado, para evitar a proliferação de mosquitos que propagam doenças como a dengue. Nada de tampas soltas, lona, madeiras ou telhas. A água da chuva pode ser utilizada para descarga, limpeza do quintal, do carro e do chão de casa, por exemplo. Porém, não é apropriada para consumo humano ou de animais, pois a água da chuva traz resíduos da atmosfera – fervê-la simplesmente não adianta. Se ela passa pelo telhado e pela calha antes de cair no recipiente em que será armazenada, é ainda pior. O período máximo de armazenamento da água da chuva é de quatro dias, já que é uma água com muitos resíduos orgânicos.
  • A água do preparo das refeições é nutritiva, reaproveite! Quando se está cozinhando, um dos segredos para consumir água com consciência é seguir as receitas à risca. Para cozinhar macarrão para uma pessoa, por exemplo, você não precisa de uma panela totalmente cheia de água, assim como não há necessidade de muita água para preparar legumes no vapor. Além disso, se não usar água demais, você vai preservar melhor os nutrientes dos alimentos. E em alguns casos, a água pode até ser usada novamente. Se você cozinhou legumes e sobrou água, reutilize-a para fazer sopas, ou espere que ela esfrie e regue as plantas.
  • Na pressa, descongele alimentos usando um balde com água. Se você não puder se planejar ou usar o micro-ondas, a comida congelada pode ficar de molho na água, usando uma tina ou uma bacia – e essa água pode ser reutilizada depois para lavar a louça ou regar as plantas. Descongelando na bacia ao invés da água corrente, você economizará em um ano, uma quantidade de água equivalente a aproximadamente 90 lavagens de louça– ou seja: 3 meses!- abrindo a torneira apenas para molhar e enxaguar.
  • A água que sai da máquina de lavar roupa pode ser aproveitada direcionando o cano de despejo da máquina para um balde. A cada ciclo de uma máquina de cinco quilos são gastos 135 litros (fonte: Sabesp). A água desse balde pode ser usada na descarga dos vasos sanitários, lavar o quintal ou o carro. E veja que prático: essa água já vem com um pouco de sabão! Além disso, o segundo enxague da máquina, “a água do amaciante”, mais limpa, também pode ser reaproveitada para abastecer a próxima lavagem.
  • Enfim – determine objetivos para as ações empreendidas – O sucesso do processo vai depender de muita disciplina e aplicação nas causas, onde a Gestão Eficaz e comprometimento são fundamentais. Lembre-se e verifique os ganhos do projeto como fator de motivação para a continuidade das ações.

Fonte: Instituto AKATU

Comentários e ilustrações: Getulio A. Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *