A Criatividade e Inovação nas 10 lições de Einstein

As 10 lições de Einstein

Todos nós temos a chance de aprender nesta vida, seja pelo esforço no crescimento como ser humano, seja pelas dificuldades da vida ou pelo exemplo de pessoas que deixaram um legado para o mundo – este é o caso de Einstein que nesta oportunidade temos a felicidade de reverenciar em nosso post do Gestão & Resultados.

Albert Einstein é uma das maiores personalidades do século XX. Em 2009 foi eleito o físico mais memorável de todos os tempos. Ele é responsável, entre outros estudos, pela famosa teoria da relatividade. Além de cientista brilhante, Einstein também teve outras áreas de interesse como a filosofia e ética, por exemplo. Com ele é possível aprender muito mais do que física.

Confira a seguir as lições que todos nós podemos aprender com Albert Einstein:

1 – A imaginação é mais importante que o conhecimento. Sem a capacidade de sonhar e imaginar Einstein jamais teria conseguido formular suas brilhantes teorias.

2 – Não se preocupe com as dificuldades em matemática. Eu posso garantir que as minhas são muito maiores.  Diferente do que muitos pensam, Einstein nunca reprovou em matemática. Mesmo assim, ele alegou diversas vezes possuir certa dificuldade com a matéria.

3 – A única coisa realmente valiosa é a intuição. Einstein entendia o valor do instinto e intuição na resolução de problemas. Enquanto o conhecimento e informação são essenciais, confiar em suas intuições e reações também é um importante diferencial.

4 – Qualquer pessoa que nunca tenha cometido um erro nunca tentou algo novo. Errar é uma parte essencial das experiências vivenciadas pelos seres humanos. As falhas permitem que nós revisemos outras perspectivas e abordagens, além de aprender a respeitar a importância do tempo e reflexão.

5 – A única coisa que interfere em meu aprendizado é minha educação. O aprendizado não se limita as paredes de uma instituição de ensino, pelo contrário, é um processo vivenciado ao longo da vida. Padrões e imposições de ideologias muitas vezes são as maiores barreiras que as pessoas podem encontrar para aprender.

 6 – Eu não sei com que armas a III Guerra Mundial será travada, mas a IV Guerra Mundial será lutada com paus e pedras. As teorias de física de Einstein contribuíram para o desenvolvimento das armas atômicas, mesmo assim, ele deplorava seu uso e pressionou diversos presidentes norte-americanos para limitar sua proliferação.

7 – Não podemos resolver problemas usando o mesmo padrão de pensamento que tivemos para criá-los.  Encontrar soluções significa repensar a conduta adotada até o momento do erro. Se você insistir nos mesmos padrões provavelmente irá encontrar as mesmas barreiras.

8 – O mais importante é não parar de questionar. A curiosidade tem sua própria razão de existir. Questionar é o que leva a humanidade ao avanço. Se você aceitar todas as coisas a sua volta sem repensá-las jamais, nunca irá conseguir encontrar soluções e novas oportunidades.

9 – Quem se compromete a definir-se como juiz da Verdade e do Conhecimento é afundado pela gargalhada dos deuses. Mesmo com toda a genialidade e sucesso, Einstein sempre se manteve humilde e aberto para novas descobertas e revisões. Essa característica fez dele (e faz até hoje) um dos maiores ícones de várias gerações de seres humanos.

10 – Nem tudo que conta pode ser contado, e nem tudo que pode ser contado conta. Essa frase estava pendurada no escritório de Einstein na Universidade de Princeton e servia como um lembrete das coisas realmente importantes da vida: amor e felicidade.

Fonte: https://noticias.universia.com.br – Ilustrações: Getulio A. Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *