Kaizen – a criatividade com foco na produtividade

KAIZEN – dicas para o sucesso empresarial

Nos negócios, nada é perfeito. É por isso que investir no método Kaizen é uma ideia inteligente. Fazer mais e melhor no menor tempo e menor custo é a chave da produtividade empresarial.

Na cultura e prática Japonesa o lema é “mudar para melhor”, o Kaizen é conhecido como uma abordagem de pequenas melhorias contínuas ao longo do tempo. Kaizen não é uma ferramenta real, mas uma mentalidade, um estado de espírito. Ao usar essa filosofia, você pode aplicar as várias ferramentas do seu programa de Qualidade Total/Lean 6sigma ou WCM, para a busca da eficiência e eficácia da organização em todos os setores e níveis hierárquicos.

O Kaizen é excelente em muitos níveis. Kaizen envolve todos na organização; porque todos são especialistas em seus departamentos, cada indivíduo pode identificar onde estão as lacunas e onde são necessárias melhorias. A Kawasaki quando da sua participação na então, Cia Siderúrgica de Tubaração, aqui em Vitória, sugeriu que o nosso programa de melhoria contínua naquela época usasse o slogan, “Todos pensam, portanto todos podem participar”, numa alusão clara ao potencial de cada um em sua área e posto de trabalho em promover a qualidade e produtividade.
A maneira antiga do tipo “manda quem pode e obedece quem tem juízo” não está funcionando, o mercado exige uma resposta mais qualificada e efetiva.

As práticas antigas mostravam as gerências sentadas atrás de suas mesas, escrevendo novos protocolos, padrões e procedimentos sem ter uma ideia concreta do que realmente funcionaria em sua organização. É o caso do PDCA estático, desprovido de melhorias contínuas. Quando o Kaizen é incorporado não se deve pensar em ciclo PDCA e sim na Espiral do PDCA onde a cada giro aumenta-se a capacidade de solucionar problemas e implementar melhorias.

Assim, novos padrões seriam constantemente escritos, alterando diferentes aspectos dos processos diários. Como esses padrões não foram baseados em nenhuma evidência concreta, mais resíduos estavam sendo gerados. Tempo e materiais estavam sendo desperdiçados, para não mencionar a criação de um ambiente de trabalho infeliz. Tentar acompanhar novos padrões sem um foco/objetivo ou razão, pode-se diminuir o moral dos funcionários e, em última análise, a produtividade.
A abordagem Kaizen
Com as atividades do Kaizen no local de trabalho, a gerência pode e deve manter uma comunicação constante com toda a equipe e ouvir suas sugestões. Isso acabará por aumentar o moral, a motivação e o desempenho no trabalho entre os membros da equipe.

Use-o com o objetivo de melhorar a eficácia, reduzir o desperdício e a aprimorar a segurança geral. Com o tempo, você verá os resultados consistentes em:
– Satisfação e ou superação das expectativas do cliente.

– Redução das perdas em todas as fases dos processos produtivos e áreas administrativas.
– Melhoria da capacidade de resolução de problemas pelo pessoal na rotina diária. -Obtenção de Produto / serviço de melhor qualidade e confiabilidade
– Lealdade do pessoal e maior volume de negócios com menores índices de reclamações
– Melhoria nas habilidades dos funcionários

A prática do Kaizen vai exigir no entanto alguns investimentos, especialmente nas áreas de Educação e Treinamento onde o comportamento e as habilidades técnicas poderão potencializar os resultados desejados e objetivados. Neste momento, as ferramentas da Qualidade (Gráficos de controle, Pareto, Histograma, Diagrama de Ishikawa – Causa e Efeito, Check List, Correlação, Brainstorming, Método KJ, entre outras ferramentas) serão de grande utilidade e importância na busca de resultados de alto nível.

A coordenação de um programa sistematizado de Kaizen deve ser implementada para que não haja desmotivação entre pessoas e grupos de trabalho. A coordenação tendo um programa de trabalho pode também pensar em recursos motivacionais tais como: visitas técnicas em outras empresas praticantes, participação de seminários e congressos sobre o tema, recompensas de mérito, entre outros incentivos.

Concluindo, é preciso entender que o momento atual de grande competitividade no mundo depende da atuação e ideias de 100% dos colaboradores da empresa e não apenas dos gerentes. O método Kaizen através da participação individual ou em grupos (Círculos da Qualidade, Times de Solução de Problemas, Grupos Participativos, entre outros) é um caminho perfeitamente viável e possível.

Em resumo, invista na inteligência (Kaizen) das pessoas (Colaboradores) e os resultados virão.

Ilustrações: Getulio A. Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *