SIPAT 2018 da Petrobras – O fator humano no combate e prevenção de Incêndio

O Programa de Educação Ambiental para Trabalhadores – PEAT da Petrobras realizou nesta última semana a SIPAT 2018 que teve sua estruturação pela empresa Econservation atuando nos vários polos de produção da empresa no ES.

Nossa participação deu-se na UTGC de Linhares e também na EFAL de Jaguaré onde realizamos palestra sobre a Gestão da Segurança, O Fator Humano na prevenção e combate a incêndio.

A palestra priorizou o comportamento e compromisso dos colaboradores como base para um trabalho de prevenção e gestão dos riscos e perigos. O fogo quando devidamente controlado é um recurso importante para a indústria, fora de controle é um perigo real na forma de incêndio.

Outro ponto abordado foi o papel da liderança atuando como principal orientador e treinador das equipes visando melhores resultados e efetiva segurança em todos os ambientes da indústria. Casos relatados de grandes tragédias são objeto da Engenharia de Segurança de Processo que foi amplamente estudada pela turma de pós graduação no tema realizada no ambiente da empresa sob a coordenação da Fundação Espírito santense de Tecnologia/CT UFES, concluída recentemente em Vitória. Em muitos casos tais acidentes de processo são resultantes de falhas humanas e de equipamentos com mal funcionamento e manutenções falhas. A Segurança de Processo deve ser gerenciada em conjunto com a Segurança do Trabalho, visando melhores resultados.

No quadro a seguir, apresenta-se o método PDCA onde destaca-se um conjunto de normas, regulamentos e procedimentos que devem ser estudados para efeito de melhor execução das tarefas e o devido controle com foco na prevenção de problemas de incêndios e outras situações indesejáveis.

Com a liderança de Leila Cruz, gestora da Petrobras e apoio da consultoria da Econservation, o evento se multiplicou em todo o Espírito Santo onde a Petrobras tem atividades industriais.

Na foto seguinte, detalhes de palestras do programa geral da SIPAT 2018 com destaque para a participação do Corpo de Bombeiros e consultores indicados pela Petrobras.

Nossos parabéns para toda a equipe envolvida com a SIPAT 2018 da Petrobras e o nosso agradecimento pelo convite em colaborar no alcance dos propósitos de projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *