Vitória – Cidade Inteligente, ranking 2018

Entre as cerca de 700 cidades participantes do ranqueamento, a Capital conquistou o primeiro lugar em três eixos temáticos

A capital capixaba ganha destaque em ranking de cidades inteligentes no Brasil. De acordo com o levantamento divulgado nesta terça-feira (04), na abertura do Connected Smart Cities, em São Paulo, a cidade subiu duas posições em relação à edição anterior, chegando a terceira posição de cidade mais inteligente e conectada do país. Vitória conquistou, ainda, o 1° lugar em três categorias: por Faixa Populacional de 100 mil a 500 mil habitantes, em Saúde e em Educação.

O ranking Connected Smart Cities 2018, principal estudo sobre cidades inteligentes do Brasil é realizado pela Urban Systems, em parceria com a Sator. Participam do levantamento cerca de de 700 cidades, que são analisadas a partir de 70 indicadores. Com o resultado, a Vitória subiu duas posições em relação à edição anterior, quando ficou em 5° lugar. Em 2016, o estudo apontou a capital em 6ª colocação e, em 2015, em 7ª posição.

Em sua 4ª edição, o ranking Connected Smart Cities tem como objetivo definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, sendo dividido em quatro resultados: Geral, por Eixo Temático, Região e por Faixa Populacional. O ranking é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.

O 1° lugar ficou com Curitiba (PR), seguida por São Paulo (SP). O quarto lugar foi conquistado por Campinas (SP), seguida por Florianópolis (SC). Na sexta colocação está o Rio de Janeiro (RJ), seguida por Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Santos (SP) e Niterói (RJ), na 10ª colocação.

Os vencedores por eixo temático

O primeiro lugar para Urbanismo e Mobilidade e Acessibilidade foi para São Paulo; Meio Ambiente: Santos (SP); Energia: Pirassununga (SP); Empreendedorismo e Tecnologia e Inovação: Rio de Janeiro (RJ); Saúde e Educação: Vitória (ES); Segurança para Ipojuca (PE); Governança: Curitiba (PR); e Economia para Barueri.

Saiba Mais: https://bit.ly/2Cmmrfb – Fonte: ES BRASIL

Boletim Informativo da Fundação Espírito santense de Tecnologia – FEST.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *