A competência necessária aos novos líderes – Para pensar e agir!

As eleições estão chegando e já estamos desconfiados de que nem tudo são flores no processo de gestão estratégica e operacional dos governos que serão eleitos em breve. A pergunta que fica é o quanto nossos candidatos, em todos os níveis, estão preparados para gerenciar/liderar os grandes desafios do país e dos estados.

É comum ouvir dos “especialistas” de plantão que as práticas do setor privado onde se busca eficiência e produtividade não podem ser aplicadas no serviço público.  Será mesmo? Ou seria o reconhecimento de uma certa mediocridade e  preguiça gerencial?

Trabalhar com método e foco nas necessidades dos cidadãos deveria ser a tônica dos governantes, que deveriam ainda reconhecer que os princípios éticos, moralidade e respeito às leis, normas e procedimentos fazem parte de um sistema de gestão obrigatório.

O desempenho histórico de tais “chefes” de governos não nos habilita a almejar dias melhores, infelizmente. São muitas as perdas em todas as áreas das políticas públicas, cujos indicadores de desempenho não são nem mesmo conhecidos pela maioria, e se não temos indicadores selecionados dificilmente teremos metas a serem atingidas.

Para vencer, portanto, a desconfiança é preciso que tenhamos equipes de governo capacitadas desde a primeira etapa da figura que foi construida com base no método PDCA  (W.E. Deming).

Deming sempre fez questão de afirmar que os métodos e ferramentas da qualidade são importantes e fundamentais para líderes de governo, empresas e especialistas comprometidos com os resultados de produtividade no serviço público ao cliente (leia-se: Cidadão).

Se o caro leitor não conhece ainda este grande guru da gestão mundial, pesquise aqui no blog Gestão e Resultados para localizar artigos e conhecer um pouco da história deste líder que contribuiu enormemente para o sucesso japones no pós guerra.

Senhores governantes a “bola” está com vocês!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *