12 set 2012

Obras melhoram a mobilidade e causam impacto positivo na economia das regiões beneficiadas

Publicado às 23:33 | Postado por Folha Vitória

Das 51 obras do Programa de Mobilidade lançado pelo Governo do Estado, muitas já causam impacto econômico nas regiões onde estão inseridas. Em Vila Velha, o cenário no entorno do Canal Bigossi já é bem diferente do que há alguns anos.

“Essas intervenções viárias trarão para o município um desenvolvimento econômico. Com isso, geramos emprego, renda e qualidade de vida. Sem dúvida nenhuma, isso vai alavancar o desenvolvimento social e econômico de Vila Velha”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Harlen da Silva.

“Quando foi feito o trevo na frente do Bigossi já houve uma valorização na região, onde temos o hospital e o terminal. Só o fato de melhorar e oxigenar a região, nós já temos uma valorização dela”, argumentou o consultor imobiliário José Luiz Kfuri.

Mas não é bom se apressar a vender ou comprar. Segundo o consultor, nesses casos, o preço de imóveis e terrenos encontra seu real valor em algum momento. “Sempre que você tem uma obra futura que vai beneficiar uma região, existe uma valorização muito grande. Normalmente, há especulação em um primeiro momento. Se você tem um terreno que está sendo vendido por R$ 100 o metro, logo depois passam a pedir R$ 200. Depois há certa acomodação. Quando a obra passa a virar uma realidade, existe a consolidação dessa valorização”, acrescentou.

Na Grande Vitória, existem ainda alguns projetos que, além de levar valorização ao bairro, vão contribuir e muito na circulação viária. Na chegada ao Centro da Capital pela Ilha do Príncipe, as mudanças nos acessos viários estão em fase de licitação. Para o professor universitário Francisco Assis Júnior, alterações desse tipo causam impacto positivo.

“A partir do momento que o transporte coletivo passa a funcionar de forma mais segura, confiável e confortável, as pessoas deixam de usar os seus carros particulares e passam a usar esse meio de locomoção. Esse é o objetivo principal do programa. Então você tem redução da emissão de CO2, custo menor de manutenção das vias e melhoria na qualidade de vida”, frisou.

Dos nossos portos partem e chegam produtos que abastecem a economia capixaba. A estrutura dos complexos portuários do Estado é moderna, mas, na hora de distribuir, os eixos viários não colaboram. Quem mora perto sofre e reclama.

Em Vila Velha, a estrada da Rodovia Carlos Lindemberg até Cabuaba terá sua capacidade ampliada. O projeto executivo está em processo de licitação. Nele, o objetivo principal é diminuir os impactos causados pelo intenso fluxo de caminhões que circulam pelo Complexo Portuário de Capuaba.

Entre as obras planejadas pelo Governo está a reforma e a ampliação da via de acesso ao Terminal Portuário de Vila Velha. A entrada e saída de mercadorias de forma mais ágil vai beneficiar não só quem mora no entorno da região, mas também a economia do Estado, consolidando esses portos como as melhores opções para importadores e exportadores.

“Temos toda a parte viária voltada ao Porto de Vitória, ao Porto de Vila Velha e ao Porto de Capuaba. No caso do Porto de Vitória teremos uma pista exclusiva para caminhões. Também estamos acabando a contratação da Estrada de Capuaba. Enfim, é um conjunto de ações que vão criar esse conceito de sustentabilidade no transporte como um todo”, afirmou o secretário estadual de Trânsito e Obras, Fábio Damasceno.

Com mais investimentos e obras acontecendo, o retorno é imediato na abertura de postos de trabalho. “A previsão de geração de empregos diretos até o final de 2013 e primeiro semestre de 2014 será em torno de 80, 85 mil. Isso sem contar os empregos indiretos, que todas as atividades agregam”, finalizou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha.

This movie requires Flash Player 9

Compartilhe com seus amigos: Permalink:

Faça seu comentário

*O e-mail não será divulgado no seu comentário

Alterando sua foto

Para a sua foto aparecer em seus comentários, é só seguir os passos abaixo:

- Faça um cadastro no site Gravatar (link: www.gravatar.com), com upload da foto.
- Ao comentar nas postagens, preencha o campo com o mesmo e-mail que você cadastrou no Gravatar.


4Ps Agência Digital agência digital 2007 - FOLHA VITÓRIA - Todos os direitos reservados - Anuncie - Expediente - Cadastro - Fale Conosco - Política de Privacidade - RSS