KBW adquire ações de private equity e aumenta investimentos no Brasil e ES

Holding saudita avança nos setores portuário, de mineração e de construção civil, reforçando seu foco em empreendimentos de longo prazo

O grupo saudita KBW anunciou hoje a aquisição de ações que a empresa de private equity BRPar Venture Partners possuía nos setores brasileiros de mineração, portos e de construção civil. Após a compra dos ativos, a holding liderada pelo príncipe Khaled bin Alwaleed amplia sua presença no complexo portuário Petrocity, na empresa de construção Arcadia Engenharia do Brasil e na mineradora Royal Minerals, nas quais já era minoritária. Com essa operação, a KBW concluiu a aquisição de um bloco significativo de ações no Petrocity, com uma participação de 21,6%, e finalmente obteve a aprovação por parte da assembleia de acionistas do plano de financiamento, que inclui um IPO para o PetroCity em uma bolsa de valores internacional cuja escolha será anunciada em breve.

A KBW atua no Brasil desde 2013 com uma série de investimentos em longo prazo com foco nas áreas de infraestrutura, engenharia, mineração, logística e óleo & gás. Em janeiro de 2014, o grupo saudita anunciou a abertura de sua empresa no país, a KBW Brasil, cuja sede foi instalada em Santa Catarina. Agora, com a compra dos ativos da BRPar, a entrada no mercado brasileiro está finalizada.

“Ao concluir essas três aquisições, completamos um importante ciclo dentro de nossas expectativas. Consolidamos hoje um novo momento na trajetória da KBW e estamos confiantes no potencial do mercado brasileiro”, afirmou o príncipe Khaled bin Alwaleed. Membro da família real saudita, proprietário ou sócio de mais de 20 empresas mundo afora e chairman da KBW, Khaled declarou que voltará ao Brasil em breve, em data ainda a ser definida. Ele esteve no país pela última vez em outubro de 2013, quando participou de reuniões e audiências sobre investimentos no Espírito Santo e em Santa Catarina.

A BRPar Venture Partners é uma empresa fechada de private equity que desde 2011 investe em companhias estrangeiras em processo de entrada no mercado brasileiro. “A BRPar encerra um importante capítulo em sua recente história e anuncia a saída definitiva dos segmentos portuário, de mineração e de construção civil com a venda dos três ativos para a KBW”, explica Fabrizio Ferreira, presidente do conselho de administração da BRPar. A BRPar assinou com a KBW um acordo de não concorrência segundo o qual se compromete a não operar nos setores brasileiros de petróleo e gás, mineração e construção por um período de 5 anos.

O Petrocity, complexo portuário na cidade de São Mateus (ES), é o maior investimento da KBW no Brasil atualmente. Trata-se de um projeto único no mundo, com 1,5 milhão de metros quadrados de área inicial (o equivalente ao Parque do Ibirapuera, em São Paulo), aliando tecnologia diferenciada, responsabilidade socioambiental, investimento na formação de colaboradores e localização estratégica, com foco no setor de óleo & gás. O empreendimento é avaliado em cerca de R$ 1 bilhão.

A Arcadia Engenharia do Brasil foi fundada no final de 2013 pela Arcadia Engineering SRL, empresa romena especializada em consultoria e acompanhamento de obras. A BRPar ainda possuía 5% das ações da companhia, que agora são totalmente transferidos para a KBW. Com isso, o grupo saudita expande sua posição e torna-se proprietário de 50% das ações da empresa brasileira de engenharia e construção.

A Royal Minerals, empresa de mineração com sede no Espírito Santo, possui 11 minas, com foco especial na extração de minério de ferro, brita e granito.

Fonte: FSB COMUNICAÇÕES

(374Publicações)

Comentários (2)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>