Foto: Divulgação/Jeferson Rocio
 |
|
Rosana Hermann é colunista e gerente de conteúdo do portal R7, da Record |
Instantaneidade e interatividade. Esses são alguns dos adjetivos utilizados para definir os benefícios oferecidos pela internet. Diante das infinitas possibilidades de comunicação que esse veículo permite, nada mais justo que as belezas naturais do Espírito Santo estejam lá, em apenas um clique, para todo o mundo. Foi pensando nisso que a Secretaria Estadual de Turismo realizou o 2º Encontro Capixaba de Assessores de Comunicação em Turismo, durante a Expotur 2010.
Para tratar desse assunto que a cada dia ganha novos adeptos pelos quatro cantos do mundo, especialistas do estado e destaques nacionais vieram à Vitória. O blogueiro capixaba Rogério Lima, de Guarapari, chamou a atenção do público ao afirmar que “os blogs ainda não são vistos como fonte de informação”. Segundo ele, ainda é reconhecido apenas como fonte de entretenimento. O blog é página na Internet que permite a inserção e atualização de qualquer tipo de informação, seja texto, áudio e vídeo, de forma imediata e interativa. Mas Lima deu a dica ao sugerir o uso dessa ferramenta para explorar os atrativos de uma cidade.
O publicitário pernambucano, Éden Wildemann, explorou esse nicho e se deu bem. Ele é o idealizador da maior campanha em redes sociais no Brasil. Ele divulgou as atrações turísticas de Porto de Galinhas (PE) convidando os maiores blogueiros, autores de blogs com mais acessos na internet para conhecerem o paradisíaco local. O resultado foi um aumento de 30% na procura pelo destino.
Para ele, uma rede social “nada mais é do que uma propaganda boca-a-boca 2.0”, fazendo referência à Web 2.0, conceituada como uma forma mais dinâmica de se relacionar e colaborar com a troca de informações e serviços, de qualquer pessoa, pela internet.
De uma maneira bastante divertida, a apresentadora de TV e gerente de conteúdo do site R7 da Rede Record, Rosana Hermann, trouxe algumas de suas experiências em redes sociais, adquiridas há mais de uma década. Blogueira assumida, ela se diz viciada pelo Twitter, uma das mais populares redes de relacionamentos do mundo. “É um bom lugar para se divulgar as belezas do Espírito Santo. Uma ferramenta poderosa de pesquisa sobre o assunto do momento”, disse.
O 2º Encontro Capixaba de Assessores de Comunicação em Turismo reuniu quase 200 pessoas, entre profissionais e estudantes de comunicação. O secretário Estadual de Turismo, Marcus Vicente, e o representante da Assessoria de Comunicação do Ministério de Turismo, Rodrigo Bauer, também participaram do evento.