| 22/6/2012 às 9h49 - Atualizado em 22/6/2012 às 18h34

Indenização de R$ 5 mil para quem ficar mais de 10 minutos em fila de banco no ES

TV Vitória
Redação Folha Vitória

Reprodução TV VitóriaAgora é lei estadual: quem ficar mais de 10 minutos esperando atendimento em fila de banco receberá indenização de até R$ 5 mil. A nova regra entrou em vigor nesta quinta-feira (21), mas boa parte dos clientes ainda não sabe da existência da lei.

Mesmo com a medida, muitos não acreditam que o problema da longa espera em filas será resolvido.

“Acho que vai continuar a mesma bagunça”, afirma o cliente de uma agência bancária de Vitória.

Para receber a indenização, o cliente que se sentir prejudicado precisa guardar a senha de atendimento constando o horário de entrada na agência e de atendimento, tudo digitalizado no bilhete. Se a agência não tiver esse equipamento, o atendente é obrigado a assinar o bilhete.

Segundo o presidente da Associação dos Bancos do Espírito Santo, Jorge Eloy, esses procedimentos já são feitos pela maioria das agências. Porém, ele acredita que será difícil cumprir o tempo máximo determinado pela lei.

“Os bancos já estão se adequando há algum tempo e reduzindo muito o tempo de atendimento. Fixando esse número em 10 minutos, a lei dará oportunidade para que muitas pessoas achem que devem receber R$ 5 mil se entrarem no banco. Isso não tem cabimento”, explicou.

A diretora jurídica do Procon Estadual, Denize Izaita, argumentou que o tempo de espera é regulado pela legislação de cada município e que a lei estipula apenas o aumento da indenização do tempo de espera, que pode chegar aos R$ 5 mil.

A diretora afirma que, comparado com os anos de 2010 e 2011, já houve uma redução de 20% nas reclamações sobre os bancos.

“As pessoas estão esperando menos, ou reclamando menos. Se for essa segunda hipótese, nós apelamos para que o consumidor denuncie pelo telefone 151 se houver excesso de tempo na fila de espera. Se não for essa opção é porque os bancos realmente estão se adaptando”, esclareceu.

   

   

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