Economia

Acordo do Mercosul com União Europeia pode sair nesta quarta-feira

Brasília - O Mercosul deve finalizar nesta quarta-feira, 09, em reunião que ocorre em Montevidéu, no Uruguai, a proposta do bloco para um acordo de livre comércio com a União Europeia. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, disse que a oferta deve prever a redução de tarifas de importação para perto de 90% do comércio com os europeus nos próximos anos. "Estou confiante que a gente conclua a oferta comum", disse o ministro.

Segundo ele, as negociações com a Argentina estão praticamente no final. "Está indo muito bem", afirmou. O Brasil espera fazer uma reunião técnica com a União Europeia no final de abril ou início de maio. No entanto, a troca de ofertas só deve ocorrer mais para frente, no final de maio ou início de junho.

Iniciada em 2000 e interrompida em 2006 por falta de qualquer tipo de avanço, a negociação para o acordo de livre comércio Mercosul e União Europeia voltou à pauta no ano passado. Havia, no entanto, uma dúvida entre os negociadores brasileiros se seria possível fechar uma proposta conjunta do Mercosul em função das dificuldades enfrentadas pela Argentina. Desde então, o Brasil tenta costurar com Buenos Aires a harmonização de uma proposta a ser levada aos europeus.

Borges disse que já está definido um arcabouço geral do que deve ser uma oferta mínima, mas explicou que a reunião desta quarta é importante para fechar os detalhes técnicos, como a harmonização das nomenclaturas (NCM) dos produtos que sofrerão redução de tarifas.

Pontos moeda