Economia

Aéreas avaliarão proposta de subsídio, diz ministro

São Paulo - Uma proposta sobre o subsídio para a aviação regional foi apresentada às companhias aéreas, que devem dar seu parecer até a semana que vem, disse o ministro da Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, em rápida conversa com jornalistas. Ele não revelou o valor proposto pelo governo de subsídio ou detalhes sobre o cálculo. "Nós avaliamos do ponto de vista técnico e financeiro, mas elas (as aéreas) vão avaliar do ponto de vista operacional", acrescentou.

Na semana passada, o ministro havia comentado que o subsídio teria como base o valor do combustível de aviação, principal item do custo das aéreas, que responde a quase 40% das despesas das companhias.

O ministro participou nesta quarta-feira, 9, em São Paulo, de reunião com as empresas aéreas e as concessionárias de aeroportos sobre a transferência das operações para as novas instalações nos aeroportos privatizados. Moreira Franco disse que um calendário de transferência deverá ser conhecido até esta quinta-feira, 10.

Ele reiterou que a transferência será "cautelosa". "O objetivo, claro, é que funcionem o mais rápido possível, algumas áreas estarão operando antes da Copa, outras não", afirmou. Ele salientou que a preocupação das empresas está na tecnologia. "Tem áreas que do ponto de vista tecnológico mudam completamente o ambiente em relação onde as companhias estão, então não é um processo que se faça com rapidez", afirmou.

Pontos moeda