Economia

BHP Billiton eleva estimativa para minério de ferro

Sydney - A BHP Billiton projetou uma produção de 217 milhões de toneladas de minério de ferro nas minas australianas neste ano fiscal, que se encerra em junho.

Essa é a segunda vez que a mineradora melhora as estimativas no ano. Anteriormente, a BHP Billiton estimou uma produção de 212 milhões de toneladas e, inicialmente, projetava uma produção de 207 milhões de toneladas. No último ano fiscal, a companhia produziu 187 milhões de toneladas de minério de ferro nas minas australianas.

Em comunicado, a companhia explicou que um fator essencial para a revisão das projeções foi a melhora na cadeia de fornecedores, bem como o início da produção em uma nova mina, a Jimblebar, que entrou em operação antes do previsto. O mau tempo dos últimos meses provocou apenas problemas limitados, afirmou.

Ao mesmo tempo, a mineradora anunciou que a produção de minério de ferro cresceu 23% de janeiro a março, na comparação com o mesmo período do ano anterior, para 49,6 milhões de toneladas.

A produção de petróleo totalizou 60,9 milhões de barris de petróleo equivalente no terceiro trimestre do ano fiscal, alta de 10% ante o mesmo período do ano passado, mas a estimativa para o ano como um todo foi reduzida em 2% por causa da venda do campo de petróleo de Liverpool Bay e pela expectativa de produção menor na área de Hawkville.

Já a produção de carvão metalúrgico, utilizado na siderurgia, subiu 28%, na mesma base de comparação, e a empresa elevou a projeção de produção anual em 2,5 milhões de toneladas, para 43,5 milhões de toneladas. A produção de carvão térmico, usado para gerar eletricidade, cresceu 11%.

No Brasil, a BHP reduzirá a capacidade de produção na refinaria de Alumar em 58 mil toneladas entre abril e junho, uma vez que "condições desafiadoras" persistem na indústria de alumínio. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda