Economia

Ambulantes esperam aumento das vendas durante a Festa da Penha

O grande evento religioso que acontece no Espírito Santo, a Festa da Penha, também tem seu lado econômico. Por causa da grande movimentação de pessoas, comerciantes e ambulantes esperam um grande aumento das vendas. Durante os festejos são esperadas aproximadamente 1,5 milhão de pessoas. 

É o caso da artesão Denise Merlo da Silva. Ela faz bijuterias com resina e vende todos os anos durante a Festa da Penha. “Com o dinheiro dá para pagar as contas e o aluguel”, conta Denise.
 
Também artesão, Wagner Vieira faz rosas com palha de coqueiro. “Eu faço as flores na hora e vendo as rosas por apenas R$ 2”. Além desse produtos, outros comerciantes também estão vendendo comida e bebida não alcóolica durante as comemorações da padroeira do Estado. 

Este ano a prefeitura liberou a inscrição para 70 comerciantes que vendem exclusivamente alimentos e só podem ser comercializados açaí, acarajé, cachorro-quente, churrasquinho, crepe, churros, sanduíches, pastel, caldo de cana, pizza, sorvete, tortas, bolos, doces, yakisoba e comidas diversas.

Oitavário
Com o tema Anunciar com Alegria, começou no domingo (20) o Oitavário da Penha, iniciando as comemorações da 443ª edição da Festa da Penha. O evento teve início pela manhã, com a Romaria dos Cavaleiros, e a abertura oficial aconteceu à tarde, com uma missa presidida pelo arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela. A Festa da Penha 2014 vai até o dia 28 de abril, no Sítio Histórico da Prainha, em Vila Velha.

Dicas durante as romarias 
A Festa da Penha tem uma particularidade que fazem os fiéis terem de se exercitar quando participam das tradicionais romarias, que começam a partir desta sexta-feira (25). A maior delas, a dos homens, tem um percurso com aproximadamente 14 quilômetros. E como se preparar para a caminhada tão longa? O professor de Educação Física Fernando Gonçalves é quem dá as dicas.

Festa da Penha
A Festa da Penha é a maior festa religiosa do Espírito Santo e a terceira maior do país em número de fiéis. O Convento da Penha é o segundo Santuário Mariano que mais recebe romeiros durante o ano no Brasil, com mais de 2,5 milhões de pessoas. Confira a programação completa!

Pontos moeda