Economia

Fipe: Índice de Serviços sobe 0,26% na segunda quadrissemana

São Paulo - O Índice Geral de Serviços (IGS) apresentou taxa de inflação de 0,26% na segunda quadrissemana de abril na cidade de São Paulo, conforme informação divulgada nesta quinta-feira, 17, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O resultado foi levemente superior ao observado na primeira quadrissemana, quando houve avanço de 0,24%.

A taxa do IGS ficou ainda bem distante da registrada pelo tradicional Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da mesma Fipe. Entre a medição inicial de abril e a segunda leitura do mês, a inflação captada pelo indicador geral do instituto passou de 0,73% para 0,63%.

Umas das justificativas da Fipe é de que o IPC vem sendo bastante pressionado por uma parte do grupo Alimentação que não faz parte do IGS: a de alimentos no domicílio, que contém itens industrializados, semielaborados e in natura. O índice de Serviços capta apenas a parte de Alimentação Fora do Domicílio, que subiu 1,32% na segunda quadrissemana de abril ante elevação de 1,21% na primeira medição. No IPC, a Alimentação subiu 1,86% ante 2,22%.

Pontos moeda